5 alimentos que acabam com a anemia: confira quais são

Conheça agora os melhores alimentos para combater a anemia

0

A anemia é uma doença que deve ser tratada o quanto antes, pois pode provocar sérias complicações às pessoas que a possuem, quando não tratada. Por isso, veja aqui no Brasil 123, 5 alimentos que acabam com a anemia: confira quais são e monte seu cardápio.

A causa da anemia é a ausência de sangue ou redução do número de glóbulos vermelhos e hemoglobina, eles possuem a função de transportar oxigênio para todo o corpo, atingindo todos os órgãos e tecidos do organismo.
Como na anemia o oxigênio circula em menor quantidade, alguns sintomas, como cansaço, enjoos e palidez são observados. Mas ela pode ser tratada com alguns ajustes que podem ser feitos na alimentação.

5 alimentos que acabam com a anemia

Geralmente, os alimentos ricos em ferro são os mais indicados para tratar anemia, uma vez que ele é componente fundamental para que a hemoglobina seja formada – e a hemoglobina, como dito anteriormente, realiza o transporte de oxigênio por todo o organismo.

Nesse sentido, consumir alimentos como fígado, carne vermelha ou feijão é essencial, pois todos esses alimentos são ricos desse mineral. Além disso, aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C também ajuda se você possui anemia, pois a vitamina C potencializa a absorção de ferro no intestino. Então, vale a pena investir na laranja e no limão.

Carne

A carne é o primeiro alimento que acaba com a anemia. As carnes vermelhas possuem uma quantidade bastante considerável de vitamina B12. Sendo assim, se você é anêmico, pode consumir a carne vermelha por duas ou três vezes na semana.

Mas vale salientar que as carnes brancas também possuem ferro, contudo, a quantidade é menor que a presente nas carnes vermelhas. Porém, isso te dá mais opções para variar no cardápio, sendo que é possível alternar entre carnes vermelhas e carnes brancas durante a semana.

Fígado

O fígado se destaca quando o assunto é alimento rico em ferro, pois ele, assim como os rins e coração da galinha, possui alto teor de ferro e de vitamina B12. Esses alimentos podem ser consumidos para melhorar a anemia, porém, seu consumo não deve ser diário.

Beterraba

A beterraba corresponde a outro alimento que possui grande quantidade de ferro, sendo excelente no combate à anemia. Para consumir a beterraba você pode acrescentá-la à sua salada ou aos sucos naturais.

Os alimentos ricos em ferro são os mais indicados para tratar anemia - Reprodução AdobeStock
Os alimentos ricos em ferro são os mais indicados para tratar anemia – Reprodução AdobeStock

Feijão

O feijão também é um famoso alimento em se tratando de alimentos ricos em ferro. Apesar de ser um prato muito comum, algumas pessoas não costumam incluir o feijão na dieta, mas, ele é uma ótima opção para tratar a anemia.

Frutas cítricas

Após uma bela refeição rica em ferro, nada dá mais certo que consumir alimentos ricos em vitamina C. As frutas cítricas, por exemplo, são ótimas fontes de vitamina C e acabam com a anemia. Sendo assim, não deixe de consumir frutas como laranja, limão ou tangerina.

Isso certamente garantirá que o ferro se incorpore à sua dieta, melhorando seu estado anêmico. Mas não deixe de consultar um médico para avaliar seu caso.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.