4 dicas para estabelecer metas financeiras e se organizar

Aprenda hoje a criar metas financeiras e veja dicas para conseguir cumpri-las

0

Sabe-se que as metas financeiras são objetivos que são determinados para serem atingidos em um certo espaço de tempo. Por isso, hoje, nós do Brasil 123, vamos dar 4 dicas para estabelecer metas financeiras e se organizar.

Os objetivos financeiros, são portanto, focados em conquistas materiais que envolvem dinheiro. Um bom exemplo de meta financeira é: juntar R$200 mil reais em 20 anos para comprar um imóvel e viver de aluguel.

4 dicas para estabelecer metas financeiras e se organizar

Normalmente quem estabelece metas financeiras é em razão de atingir algum objetivo que se deseja alcançar. Não esqueça que essas metas precisam ser alcançáveis.
Na sequência, damos 4 dicas para estabelecer metas financeiras e se organizar:

1ª Dica: Estabeleça a meta de quitar as dívidas em sua totalidade

Quitar todas as dívidas é o melhor investimento que você vai fazer. Veja: os juros do cartão de crédito e do cheque especial são muito maiores do que a lucratividade de qualquer investimento que você fizer.

Não há como acumular patrimônio, com dívidas em atraso. Somente os juros que você irá pagar, poderiam ser aplicados em investimentos, e renderiam uma boa lucratividade. Sem dívidas, é possível que você mantenha o seu foco em investir e lucrar.

2ª Dica: Faça uma reserva de emergência

A reserva de emergência, como o próprio nome diz, é para situações emergenciais como por exemplo: alguma reforma na casa, saúde sua ou de seus familiares, conserto do carro, entre outros.

Se você fizer uma reserva de emergência, os gastos vindos de imprevistos não irão afetar o seu orçamento financeiro. Seja qualquer que for o lugar onde você vai guardar este dinheiro, recomenda-se que tenha uma alta liquidez.

3ª Dica: Separe um valor mensal para você investir

Estipule um valor, mesmo que seja mínimo, que ao receber o salário, você faça investimentos. Não deixe para investir o que sobra, pois somente você saberá que sobrou no final do mês e você perde no mínimo 20 dias de investimento. Assim, recomenda-se: receba seu salário, e determine um valor para investir, e realize o investimento. Essa meta vai ser mais fácil de ser contínua se você tiver uma reserva para emergência.

Seguindo esta meta, é possível que você caia na bola de neve positiva dos juros compostos dos investimentos. E assim, vai multiplicar o seu patrimônio.

As metas financeiras são objetivos que são determinados para serem atingidos em um certo tempo - Reprodução AdobeStock
As metas financeiras são objetivos que são determinados para serem atingidos em um certo tempo – Reprodução AdobeStock

4ª Dica: Conheça sobre investimentos

Ao estudar sobre os investimentos é possível que você entenda sobre o mundo financeiro, e desmistifique algumas questões como, por exemplo: ficar rico de um dia para outro, ou achar que investir é só para quem tem muito dinheiro. Conhecer é poder, portanto invista em você, saiba quais são as melhores opções, e veja que não é tão difícil como imagina.

Estabeleça as suas metas financeiras e mantenha o seu foco!!! Não interessa quanto é o valor que você vai iniciar!!! O importante é que você comece!!! Pague as suas dívidas, construa uma reserva de emergência, estabeleça uma meta mensal de aporte financeiro, e principalmente, conheça sobre investimentos.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.