4 dicas essenciais para quem quer começar a investir

Veja um passo a passo para começar no mundo dos investimentos

0

Com a pandemia, tivemos diversos aprendizado para aplicar em nossas vidas. Aliás um dos aprendizados que tivemos é que precisamos começar a investir e, assim, garantir reserva de dinheiro para emergências, como algo que não esperamos, ou até mesmo uma garantia de futuro. Sendo assim o que fica são as duvidas e medos de como investir realmente, e se tem muitos riscos. Existem vários tipos de investimentos, por isso que hoje, nós vamos dar dicas para quem quer começar a investir. Confira aqui no Brasil 123.

Entre as opções, a primeira que pensamos é a poupança. Mas, é a que menos possui reajuste e não acompanha a inflação. É uma boa opção para quem quer ter dinheiro guardado, mas a poupança hoje está comprometendo o poder de compra.

Outra opção é o CDB, que possui rendimentos um pouco superiores à poupança, e possui o benefício da liquidez diária. Ou seja, rende todo o dia, e pode ser retirado a qualquer momento.

4 dicas essenciais para quem quer começar a investir

como investir sendo um iniciante - reprodução unsplash
como investir sendo um iniciante – reprodução unsplash

Para quem quer começar a investir, as dicas dadas na sequência são fundamentais:

1. Estabeleça metas reais e objetivas

Tenha claro, as metas que você pretende alcançar ao investir o seu dinheiro. Cada meta estabelecida precisa de investimentos diferentes e prazos de efetivação diferentes.

Assim, estabeleça metas a curto, médio e longo prazo para ser atingidas. Além disso, quais são os investimentos que mais se adequam a cada situação.

2. Tenha uma reserva de emergência

A reserva de emergência é um valor que você pode dispor quando necessitar. Pois, de nada adianta, ter uma boa carteira de investimento e quando precisar efetivamente de dinheiro, não possuir.

3. Realize investimentos que te deem segurança

É comum que os iniciantes em investimentos, não considerem o padrão de segurança que é oferecido pelas aplicações. Normalmente, o considerado é o valor de retorno do investimento.

Uma das opções é a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), presente nas poupanças, e em outras opções de investimentos como LCI, LCA e CDB.

4. Compreenda o seu perfil de investidor

Então, o seu perfil de investidor significa o quanto arrojado você é para investir. Dessa forma, existem pessoas que querem mais segurança em seus investimentos, outras que são um pouco arrojados, buscando investir em opções que não apresentam tanta segurança, todavia se ganhar rentabilidade, o valor torna-se bem maior para você. E tem outras pessoas mais arrojadas que são mais decisivas nos seus investimentos. Ou seja, prometem muito mais rentabilidade, todavia quase nada de segurança, é um risco a se correr neste mundo de investimento.

Sendo assim, descobrir o seu perfil investidor é muito importante para adequar os investimentos ao perfil investidor.

Por fim, com essas dicas incríveis de como investir para iniciantes. A gente acredita que é possível descomplicar o investimento para você e assim, contribuir para que você comece a investir com muito mais segurança e conhecimento para obter bastante sucesso em futuros investimentos! Dê o primeiro passo para começar a investir de uma vez por todas.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.