10 benefícios do chá de noz-moscada que você não conhecia

Veja para que serve o chá da noz moscada e o quanto pode ser bom para sua saúde

0

A noz-moscada é uma especiaria originada da Indonésia que é obtida por meio das sementes da Myristica fragans. Ela pode ser adquirida já moída, que é o mais comum, ou com a semente inteira. No entanto, para aproveitar melhor seu sabor, o recomendado é ralar a semente quando for consumir. Sendo assim, neste post vamos falar sobre os 10 benefícios do chá de noz-moscada que você não conhecia. Portanto, confira aqui no Brasil 123.

10 benefícios da noz-moscada que você não conhecia

para que serve o chá da noz moscada e benefícios - reprodução unsplash
Para que serve o chá da noz moscada e benefícios – reprodução unsplash

Essa especiaria é muito requisitada na culinária e possui um sabor agradável. Além disso, ela tem uma série de compostos que podem contribuir com a saúde de forma bastante positiva, ajudando a prevenir doenças e promovendo seu bem-estar geral. Contudo, vale ressaltar que o consumo de noz-moscada não pode ser desenfreado, uma vez que isso pode causar reações adversas.

Atua como um anti-inflamatório

O primeiro benefício da noz-moscada é que ela possui propriedades anti-inflamatórias, uma vez que é rica em monoterpenos, que são compostos anti-inflamatórios. Assim, eles auxiliam na redução da inflamação, beneficiando pessoas que possuem doenças crônicas como diabetes e artrite.

Possui antioxidantes

Apesar de ser pequena, essa especiaria é rica em compostos que realizam a função de antioxidantes em nosso organismo. Os antioxidantes realizam a função de reparar os danos causados pelos radicais livres presentes em nosso organismo.

Isso é muito importante, pois o excesso de radicais livres em nosso organismo leva ao surgimento de muitas doenças crônicas como alguns tipos de câncer, doenças neurodegenerativas e doenças do coração.

Aumenta a libido

Existem estudos que apontam a noz-moscada como um eficiente estimulador da libido, podendo contribuir para o aumento do desejo e do desempenho sexual.

Contém propriedades antibacterianas

Dentre os benefícios da noz-moscada podemos destacar o efeito antibacteriano, que faz com que essa especiaria atue contra a Streptococcus mutas e Aggregatibacter actinomycetemcomitans, responsáveis por levar ao surgimento de cáries dentárias e doenças gengivais.

Auxilia na saúde cardíaca

Estudos realizados em animais apontam que a noz-moscada em doses altas reduz o colesterol alto e o número elevado de triglicerídeos, que são fatores de risco para doenças do coração.

Contribui para a melhoria do humor

Outros estudos realizados em animais mostraram que essa especiaria possuía efeitos antidepressivos. Porém, ainda faltam estudos que comprovem esse mesmo efeito em seres humanos.

Controla os níveis sanguíneos de açúcar

Ainda, em outro estudo realizado em animais, o tratamento com noz-moscada contribui significativamente para a redução dos níveis de açúcar no sangue, além de ter melhorado a função do pâncreas.

Alivia cólicas menstruais

A noz-moscada ajuda no combate às cólicas menstruais. Além disso, contribui para o controle das variações de humor, que ocorrem nesse período, e auxilia na melhora da circulação sanguínea.

Ajuda a prevenir mau hálito

A sua ação bacteriana ajuda contra o mau hálito. Sendo assim, se você possui esse problema, pode contar com a ajuda dessa especiaria.

Grande aliada na culinária

A noz-moscada é utilizada na culinária isolada ou em conjunto com outros temperos. Dessa forma, podemos adicioná-la tanto em receitas doces quanto salgadas, pois ela possui um sabor adocicado e quente que faz uma grande diferença na refeição.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.