Zema recorre ao STF para anular congelamento do IPVA em Minas Gerais

Nesta quarta-feira, 15, o governador do Estado de Minas Gerais (MG), Romeu Zema, decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido de anulação do congelamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A ação foi impetrada pela Advocacia-Geral do Estado (AGE). 

 

Zema recorre ao STF para anular congelamento do IPVA em Minas Gerais. (Imagem: Imprensa MG)

 

A decisão sobre o congelamento do IPVA foi tomada pelos deputados estaduais na última quarta-feira, 15, por meio da aprovação do texto por 55 votos a 0. Assim, serão fixados os valores da tabela do IPVA em um patamar pré-pandemia. No entanto, o Governo de Minas questiona a atitude dos deputados em realizarem a votação antes da análise de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). 

O pacote é visto por Romeu Zema como a alternativa de esperança para sanear as finanças estaduais. Pelo regimento, o RRF deveria ser analisado com antecedência a qualquer projeto. No entanto, uma deliberação expedida nesta semana, abriu uma brecha para a votação da proposta em torno do congelamento do IPVA. 

Contrário à determinação dos parlamentares, ontem mesmo o Governo de Minas recorreu à Justiça por meio de uma liminar solicitando a suspensão do parecer dos deputados. O pedido foi aceito, porém a Assembleia acabou notificada oficialmente da medida cautelar minutos após a votação. Pouco mais de uma hora depois, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Gilson Soares Lemes, cassou a liminar, dando validade à análise feita pelos deputados.

Decidido a anular a votação dos deputados, além do STF, Romeu Zema também acionou o TJMG, em segunda instância, alegando um agravo interno cível. Tendo em vista que o presidente do TJMG tomou uma decisão monocromática sobre o caso, esta é a alternativa restante para questionamento por parte do governo.

É importante explicar que o RRF tramita a caráter de urgência embora haja uma certa resistência por parte de alguns deputados sobre o tema. Ainda assim, o governador Zema, o defende como um passo importante para ajustar o fluxo de caixa, enquanto parlamentares temem que as medidas possam enfraquecer as políticas públicas estaduais e prejudicar o funcionalismo público

Diante do impasse, alguns líderes do Legislativo decidiram priorizar as propostas de combate à Covid-19. Portanto, qualquer proposta em torno do tema poderá furar a fila com a justificativa de auxílio à Recuperação Fiscal. Foi a partir deste ponto que o congelamento do IPVA entrou em pauta, desencadeando a votação do denominado “rito COVID”.

Laura Alvarenga

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

2 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago