Você sabia que não é saudável tomar cafeína pela manhã?

0

Em alguns horários, como pela manhã, não é recomendado tomar café. Isso porque a cafeína age na geração de energia natural do corpo, o que pode levar a uma maior tolerância a esse estimulante. Quem apontou a questão foi Steven Miller, um pós-doutorando em ciências da saúde da Universidade de Bethesada (EUA), que estudou nosso ciclo circadiano, ou seja, o ciclo hormonal de 24 horas pelo qual nosso sono se guia.

De acordo com esse estudo, a secreção de cortisol, um dos hormônios que controla o ciclo circadiano e nos faz sentir alerta, é maior pela manhã, para que se garanta quantidade adequada de glicose e de outros substratos energéticos (ácidos graxos e aminoácidos) a todas as células que “acabaram de acordar”. De forma geral, seu pico de produção aconteceria por volta das 8h e 9h.

Cafeína de manhã, não

Nesse sentido, isso significa que aquela xícara que você toma ao chegar ao escritório é desnecessária, pois seu corpo já está naturalmente energizado neste horário, tornando a cafeína algo supérfluo. Além de diminuir os efeitos energéticos do café, o cortisol ainda faz com que seu corpo fique mais tolerante a ele.

Malefícios

Para quem não sabe, a cafeína é um estimulante do Sistema Nervoso Central. Por isso, pessoas sensíveis podem ter estímulos elevados mesmo com dosagens baixas de cafeína, resultando em excitação desse sistema e estimulação da glândula pituitária (hipófise). Essa estimulará a suprarrenal, acarretando em produção aumentada de cortisol, além de taquicardia e problemas estomacais se consumido em excesso.

Além disso, o cortisol também é um hormônio relacionado ao estresse. Uma maior tolerância à cafeína pode, portanto, levar a níveis elevados de cortisol. Esses níveis altos perturbam os ritmos circadianos e causam outros efeitos ruins sobre sua saúde.

Veja também: a relação entre a cafeína e o aprendizado.

Gostou do artigo? Então, deixe o seu comentário.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.