A venda a descoberto é uma estratégia de investimento ou negociação que especula sobre a queda no preço de uma ação ou outro título. É uma estratégia avançada que só deve ser realizada por traders e investidores experientes.
Os traders podem usar a venda a descoberto como especulação , e os investidores ou gestores de carteira podem usá-la como uma proteção contra o risco de queda de uma posição comprada no mesmo título ou em um relacionado. A especulação traz a possibilidade de risco substancial e é um método avançado de negociação. O hedge é uma transação mais comum que envolve a colocação de uma posição de compensação para reduzir a exposição ao risco.
Na venda a descoberto, uma posição é aberta emprestando ações de uma ação ou outro ativo que o investidor acredita que diminuirá de valor. O investidor então vende essas ações emprestadas para compradores dispostos a pagar o preço de mercado.
Nesse sentido, antes que as ações emprestadas sejam devolvidas, o trader está apostando que o preço continuará caindo e ele poderá comprá-las a um custo menor. O risco de perda em uma venda a descoberto é teoricamente ilimitado, pois o preço de qualquer ativo pode subir ao infinito.
Por que realizar a venda a descoberto?
As razões mais comuns para se envolver em vendas a descoberto são especulação e hedging. Um especulador está fazendo uma pura aposta de preço de que ele cairá no futuro.
Caso eles estiverem errados, eles terão que comprar as ações de volta mais alto, com prejuízo. Devido aos riscos adicionais na venda a descoberto devido ao uso de margem, geralmente é realizada em um horizonte de tempo menor e, portanto, é mais provável que seja uma atividade conduzida para especulação.
As pessoas também podem realizar a venda a descoberto para proteger uma posição comprada. Por exemplo, se você possui opções de compra (que são posições longas), você pode querer vender a descoberto contra essa posição para garantir lucros. Ou, se você deseja limitar as perdas negativas sem realmente sair de uma posição comprada em ações, pode vender a descoberto em uma ação que esteja intimamente relacionada ou altamente correlacionada com ela.
Prós e contras dessa estratégia
A venda a descoberto pode ser caro se o vendedor adivinhar errado sobre o movimento do preço. Um trader que comprou ações só pode perder 100% de seu desembolso se a ação chegar a zero.
No entanto, um trader que tenha vendido ações a descoberto pode perder muito mais de 100% de seu investimento original.
O risco vem porque não há teto para o preço de uma ação, ela pode subir “ao infinito e além” – para cunhar uma frase de outro personagem de quadrinhos, Buzz Lightyear. Além disso, enquanto as ações eram mantidas, o trader tinha que financiar a conta de margem. Mesmo que tudo corra bem, os traders precisam calcular o custo da margem de juros ao calcular seus lucros.