Veja quais trabalhadores devem ter aumento de salário todos os anos

De acordo com as leis trabalhistas, nem todo mundo precisa ter um aumento de salário. Veja quem tem esse direito no Brasil

0

Receber um aumento é tudo o que um trabalhador quer. Afinal, com mais dinheiro o trabalhador passa a ficar com mais folga no seu orçamento. Mas você sabe quais trabalhadores precisam receber esse aumento todos os anos? Vamos para a reposta.

O trabalhador que recebe apenas um salário mínimo precisa receber um aumento todos os anos. Isso porque o governo vai reajustar esse valor para cima todos os anos. Essa é uma questão de lei. O salário pode aumentar muito ou pouco, mas vai ter que aumentar algo.

O mesmo vale para quem recebe o piso salarial do seu estado. Algumas unidades da federação criam regras específicas para isso. É como se eles tivessem os seus próprios salários mínimos. Seja como for, normalmente eles seguem o reajuste do Governo Federal. Assim eles também irão aumentar todos os anos.

E existem também aqueles que recebem de acordo com as normas coletivas da sua empresa. Nesses casos, os aumentos também estão nesse acordo. Normalmente eles recebem esse aumento uma ou até duas vezes no mesmo ano. Mas recebem o aumento também.

Quem não recebe o aumento?

Então quem não recebe? De acordo com as leis trabalhistas, apenas os empregados que já recebem muito é que não precisam desse aumento todos os anos. São pessoas que normalmente possuem salários muito mais altos do que a média.

É preciso deixar claro: não é que eles não possam receber o aumento. É que não existem normas trabalhistas que obrigam os empregadores a pagarem esse aumento. Assim, apesar de alto, no final das contas eles podem ter aumento também.

O ideal portanto é saber onde você se enquadra nesses exemplos. Você recebe um salário mínimo? Um piso? Um salário de acordo coletivo? Tudo isso vai fazer a diferença aqui. Mas o fato é que a grande maioria tem o direito de receber o aumento todos os anos.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.