Veja os principais benefícios da acelga para a saúde

Confira como a acelga pode ser um bom alimento na sua dieta

0

A acelga é muito usada na culinária japonesa, e traz muitos benefícios para a saúde. Por isso que nós do Brasil 123, hoje, vamos indicar os principais benefícios da acelga para a saúde. Portanto, veja os principais benefícios da acelga para a saúde.

O que é a acelga?

A acelga tem o nome científico de Beta vulgaris e tem sua origem na Europa, dessa forma, não sendo muito usada no Brasil.

Possui folhas verdes e hastes com cores variando entre branco, vermelho ou amarelo. Além disso, tem sabor exótico e diferenciado, sendo uma mistura entre o amargo da beterraba e o salgado do espinafre.

A acelga possui inúmeros nutrientes que são fundamentais para o funcionamento adequado do organismo. Entre eles tem-se: antioxidantes, carboidratos, cálcio, fibras, proteínas, ferro, zinco, vitaminas e muitos outros. Assim, traz muitos benefícios para a manutenção da saúde humana.

Principais benefícios da acelga para a saúde

veja se a acelga é boa para saúde - reprodução unsplash
veja se a acelga é boa para saúde – reprodução unsplash

Ajuda na digestão

A acelga possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que auxiliam na eliminação das toxinas que afetam o bom funcionamento do sistema digestório. Além disso, a acelga possui grande quantidade de fibras, que ajudam a ter uma maior sensação de saciedade, e assim, contribui no emagrecimento, auxilia no trânsito intestinal e favorece a digestão.

Auxilia na redução da diabetes

A acelga possui um antioxidante chamado ácido alfalipólico, que auxilia no controle da quantidade de açúcar no sangue e diminui a resistência à insulina.

Auxilia no bom funcionamento do coração e na saúde mental

A acelga possui propriedade que auxiliam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e melhora a circulação do sangue. Dessa maneira, evita que surjam doenças cardiovasculares.

Sendo assim, por conter antioxidantes, protege o cérebro de doenças neurodegenerativas e impede que doenças ligadas a essas doenças se estabeleçam. Assim, previne a ansiedade, o transtorno do pânico, a depressão, entre outras.

Fortalece os ossos

A acelga possui grandes quantidades de cálcio em sua composição, sendo inclusive uma das principais fontes de cálcio, além de magnésio e vitamina K. Então, ajuda no fortalecimento dos ossos, evitando que doenças relacionadas se estabeleçam como: osteoporose, osteopenia, lordose, reumatismos, tumor ósseo, entre outras doenças.

Protege de doenças nos olhos

A acelga possui dois antioxidantes chamados zeaxantina e luteína que protegem a retina, e absorvem a luz que é responsável por causar problemas nos olhos como a catarata por exemplo.

Evita o envelhecimento precoce

A acelga possui antioxidantes que tem por função evitar o envelhecimento precoce das células. Assim, impede o aparecimento de rugas e marcas de expressão, deixa os cabelos mais saudáveis, dando brilho aos fios e favorecendo o seu crescimento. Dessa maneira, estimulando os folículos capilares.

Combate as alterações de humor

A acelga é rica em magnésio, e desta forma, auxilia no controle do estresse, combate à insônia e prevenção de dores de cabeça.

Previne infecções

A acelga possui vitamina C em sua composição que previne inflamações. Assim, como a obesidade é uma inflamação crônica, a acelga pode ser benéfica para a obesidade.

Por fim, estas são alguns dos vários benefícios da acelga para a saúde humana.

Sabemos que a acelga não está muito presente na culinária brasileira, mas agora, sabendo de todos os benefícios, inclua a acelga na sua alimentação.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.