Veja como substituir a farinha branca em sua alimentação

Saiba como se alimentar de outras farinhas melhores para sua saúde

0

farinha branca é um alimento rico em calorias, pobre em vitaminas e nenhum tipo de nutrientes para nossa saúde. Dessa forma, isso ocorre porque durante o processo de produção da farinha branca, é  retirada toda a parte de fibras e nutrientes dos grãos. Sendo assim, veja tudo aqui no Brasil 123.

Principais malefícios da farinha branca

Primeiramente, são vários os malefícios da farinha branca para o nosso organismo e entre eles podemos citar:

  • A obesidade – Por ser uma farinha refinada, é rica em carboidratos, o que não nos traz saciedade. Portanto, faz com que voltemos a comer mais rapidamente;
  • Inflamação no corpo – O trigo de hoje em dia tem 700 vezes mais glúten do que era no passado,  fazendo com que a digestão seja mais difícil. Assim, causando inflamações e podendo desenvolver algumas doenças;
  • Diabetes – Visto que há o aumento da glicemia e aumento de resistência à insulina;
  • Problemas digestivos –  Sendo assim, provoca náuseas, gases e distensão abdominal. Além disso, a diarreia;
  • Ansiedade e depressão – Devido às alterações hormonais provocadas pela farinha branca.

Como substituir a farinha branca

 como substituir a farinha branca na comida - reprodução unsplash
Como substituir a farinha branca na comida – reprodução unsplash

Então, vamos ver agora algumas formas fáceis para substituir a farinha branca de nossa alimentação, ou seja, substituindo por outras farinhas ricas em nutrientes e fibras.

  • Farinha de aveia – é uma das farinhas mais comuns, fácil de ser encontrada no mercado, bem como não é cara e tem baixo índice glicêmico. Além disso, é rica em fibras que dão saciedade, tem baixa taxa de colesterol, além de ser bem saborosa;
  • Farinha de trigo integral – é mais rica em proteínas e fibras do que a farinha branca comum, visto que é pobre em calorias;
  • Farinha de amêndoas – é uma farinha mais difícil de achar no mercado, além disso é mais cara. É pobre em carboidratos, bem calórica e bastante gordurosa. Sendo assim, é uma farinha saborosa e pode ser consumida crua, mas deve ser ingerida com cautela se a dieta for para perder peso;
  • Farinha de linhaça – também bem comum para se encontrar no mercado. É rica em fibras, pobre em carboidratos e tem alto valor energético. Pode ser combinada com outras farinhas para aumentar a quantidade de fibras em seus preparos;
  • Farinha de grão de bico – tem ótima consistência para preparos de pratos, se aproxima da farinha branca comum e dá um aspecto cremoso aos molhos e no preparo de massas. É rica em proteínas e dá saciedade.

Veja a tabela

Farinhas Valor Energético Carboidratos Proteínas Gorduras Fibras
Trigo 180 Kcal 37 g 4,9 g 0,7 g 2,15 g
Aveia 180 Kcal 29 g 8g 3,5 g 3,6 g
Trigo Integral 160 Kcal 32 g 5,4 g 1,1 g 5,1 g
Amêndoas 316 Kcal 10,3 g 10 g 26 g 4,6 g
Linhaça 211 Kcal 9,5 g 8,9 g 4 g 10 g
Grão de bico 182 Kcal 29 g 10,6 g 2,7 g 6,3 g

 

As dietas em que você vai substituir a farinha branca  por outra com baixo nível de carboidratos vão te ajudar a retirar todo carboidrato do corpo, deixando em níveis toleráveis. Dessa forma, te ajudando a perder peso, diminuir a resistência à insulina, às doenças cardiovasculares, além de melhorar a digestão.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.