Saldos ativos no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, FGTS, podem gerar uma boa renda para os trabalhadores neste período. Nesse sentido, muitos deles se perguntam como antecipar o saque-aniversário do FGTS.
Os valores retidos em contas ativas e inativas podem servir para quitar dívidas ativas, viajar ou até mesmo realizar compras como carro e casa.
Na verdade, essa é uma das principais vantagens da antecipação do FGTS. Afinal de contas, as parcelas antecipadas não têm direcionamento específico, ou seja: os solicitantes podem utilizá-las como bem entenderem.
É possível antecipar o saque-aniversário do FGTS em 2023?
Apesar de vários boatos em torno do FGTS, é preciso deixar claro que é possível sim realizar a antecipação do saque-aniversário. No entanto, para fazer isso, os brasileiros devem entrar em contato com empresas especializadas, já que o Governo Federal não permite esse tipo de antecipação.
De acordo com as regras do Governo, o FGTS só pode ser sacado em situações bastante específicas – como a demissão sem justa causa e o financiamento de programas de habitação.
Vale lembrar que o objetivo original do FGTS é servir como uma espécie de poupança para os trabalhadores, ajudando-os em momentos econômicos complexos, como o da demissão sem justa causa.
Nos últimos anos, por outro lado, muitos brasileiros aderiram ao saque-aniversário do FGTS, no qual até 50% dos valores disponíveis nas contas ativas e inativas podem ser resgatados uma vez por ano, sempre no mês de nascimento dos trabalhadores.
Como funciona a antecipação do benefício?
A antecipação do saque-aniversário do FGTS funciona como uma espécie de empréstimo, no qual os trabalhadores recebem o valor total das parcelas e ficam impedidos de realizar os saques até a compensação do débito.
Em termos mais simples: se você costuma resgatar R$1 mil no saque-aniversário do FGTS, e deseja solicitar uma antecipação de R$ 5 mil, o empréstimo será compensado nos próximos 5 anos (ou em períodos maiores, já que existem taxas que incidem sobre as operações de empréstimo).
As taxas em questão variam de acordo com a instituição financeira escolhida, e por isso, os brasileiros devem fazer um estudo mais aprofundado antes de contratar a linha de crédito.
Agora que você já sabe como funciona a antecipação do FGTS, confira abaixo 3 opções interessantes para fazer essa operação em 2023!
Como realizar a antecipação do saque-aniversário pelo PagBank?
Uma das melhores alternativas para quem deseja antecipar o saque-aniversário do FGTS é utilizar o aplicativo PagBank.
Com a promoção “Antecipe o saque-aniversário do FGTS com o PagBank”, os usuários do aplicativo bancário podem antecipar até 7 parcelas do Fundo de Garantia.
No entanto, para solicitar a antecipação, os usuários do app precisam cumprir alguns critérios. Veja abaixo:
- Ter mais de 18 anos;
- Estar com o CPF em situação regular na Receita Federal;
- Trabalhar com carteira assinada ou;
- Possuir contas inativas do FGTS;
- Possuir saldo nas contas do Fundo de Garantia;
- Optar pela alternativa “Saque aniversário FGTS” no aplicativo FGTS ou no site oficial da Caixa;
- Autorizar a empresa BANCOSEGURO SA (a responsável pelo PagBank) a acessar os valores do FGTS.
Como citamos anteriormente, a antecipação do FGTS no PagBank é uma operação de crédito e existe uma cobrança de IOF sobre a transação. O valor varia de acordo com o pagamento solicitado.