Unicamp abre inscrições para o Vestibular 2022

0

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2022 já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 8 de setembro. Os candidatos devem preencher um formulário que está disponível exclusivamente pela internet, por meio da página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br. A taxa de inscrição é de R$180,00 e poderá ser paga até dia 10 de setembro.

De acordo com a organizadora do certame, o Vestibular Unicamp 2022 oferta 2.540 vagas, distribuídas em 69 cursos. Com isso, os candidatos podem fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área.

Sobre isenções

Nessa edição, há a possibilidade de redução parcial da taxa, que poderá ser solicitada nos próximos dias 4 a 6 de agosto. Os critérios para a redução podem ser conferidos no edital do Vestibular.

A instituição ainda ressalta que atendeu a 8.327 estudantes com a isenção da taxa de inscrição. Nesse caso, os contemplados deverão acessar um formulário específico no momento da inscrição e usar o código de isento.

Veja também: Estar atualizado é essencial para vestibulares e concursos

Data das provas

No dia 7 de novembro de 2021 será realizada a primeira fase do Vestibular Unicamp 2022. A segunda fase acontecerá nos dias 9 e 10 de janeiro de 2022.

Além disso, as provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música serão realizadas antes da primeira fase, em setembro e outubro. Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2022.

Assim como ocorreu no ano passado, a Comvest decidiu reduzir o número de questões (de 90 para 72) e o tempo máximo para a realização da prova será de quatro horas.

Outra novidade é que a prova de matemática será distinta para os candidatos de ciências humanas, com questões mais aplicadas à área.

Leituras obrigatórias

Neste ano, a lista de obras de leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2022 apresenta dez obras:

  • Carta de Achamento do Brasil: Pero Vaz de Caminha
  • Niketche – uma História de Poligamia: Paulina Chiziane
  • Tarde: Olavo Bilac
  • Bons dias: Machado de Assis
  • Sonetos selecionados pela Comvest: Luis de Camões
  • Sobrevivendo ao inferno: Racionais Mc’s
  • O seminário dos ratos: Lygia Fagundes Telles
  • O marinheiro: Fernando Pessoa
  • A falência: Júlia Lopes de Almeida
  • O ateneu: Raul Pompeia
  • Cidades de aplicação

Locais de aplicação

A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. A única alteração em relação ao vestibular passado é que saiu a cidade de Fernandópolis.

Além dessas, o Vestibular Unicamp será aplicado em outras cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

 

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.