O Presidente da Câmara não atende às solicitações que pedem que se adie a votação da Reforma Tributária e garante que será ainda nesta quinta-feira.
Assim, a expectativa é que o projeto que muitos especialistas consideram como a proposta com maior potencial de mudanças para a economia do país, pode passar por votação ainda hoje.
Assim, a discussão sobre a matéria teve início nesta quarta-feira (5) e deve se estender até o fim da tarde de hoje (quinta-feira), quando ocorre a votação.
Houve mudanças em relação ao texto do relator Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), e a principal delas é a alíquota referente a criação de uma cesta básica.
Quer saber tudo sobre as afirmações que o presidente da Câmara, Arthur Lira, fez sobre a votação da Reforma Tributária? Continue a leitura até o final!
Primeiramente, Arthur Lira, do Partido Progressistas do Alagoas, presidente da Câmara, afirmou que PEC 45 de 2019 (reforma tributária) será o foco de um extenso debate.
Lira reforçou ainda que a proposta já passou por negociação com representantes dos estados, municípios e ainda representantes do setor do agronegócio.
Declarou que na quarta feira haveria a leitura do parecer. E também que foram feitos acordos para manter a transferência, no decorrer da quarta-feira, sobre a contrapartida de tributos e sobre o Conselho Federativo.
Antes de mais nada, o presidente da Câmara argumentou que a proposta é de uma reforma justa para o país. Além disso, reforçou que a Proposta de Emenda à Constituição, já foi amplamente discutida. Cumprindo, portanto, um prazo extremo de debates tanto na Câmara, quanto no Senado.
E também, destacou que, além da discussão adentrar a noite de quarta-feira, ainda continuaria durante o dia de quinta. Reafirmando que espera que até a noite haja votação em primeiro turno com todos os destaques.
Por fim, o presidente da Câmara dos deputados refutou uma questão de ordem apresentada pelo deputado Zé Trovão, do Partido Liberal de Santa Catarina. Nesse instrumento o parlamentar solicitou ao presidente para adiar a votação.
Contudo Arthur Lira reafirmou que a proposta já passou por ampla negociação. Nesse sentido, o presidente justificou dizendo que a Proposta de Emenda já passou por análise e discussão em mais de cem sessões na comissão especial. Lembrou ainda que o prazo máximo deveria ser de 40 sessões. Além do mais, passou por discussões em comissão mista nas duas casas de lei, e ainda em grupos de trabalho, por quatro meses.
Disse ainda que a redação da PEC é de interesse de todos, que todos desejam contribuir. Entretanto, a forma exclusiva de andamento é possibilitar a negociação no Parlamento.
Arthur Lira havia exposto sua decisão de votar a reforma tributária durante essa semana, já domingo, quando fez uma reunião atípica para definir a pauta da semana.
Dessa forma, o presidente da Câmara manteve-se resoluto em sua decisão, não sinalizando nenhuma possibilidade de adiamento.
Você acredita que a votação da Reforma Tributária realmente não passará de hoje? Deixe sua resposta nos comentários.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…