Desde que ocorreu a suspensão do pagamento do PIS/PASEP em 2021, os trabalhadores estão recebendo o benefício de forma retroativa. Afinal de contas, o repasse deve ser realizado todo ano e assim, beneficiar os trabalhadores que cumpriram os critérios dos programas no ano anterior.
Para esclarecer, em 2021, o Governo Federal deveria ter beneficiado os cidadãos que trabalharam com carteira assinada ao menos 30 dias, e também que se enquadraram nas outras regras de elegibilidade, em 2020. Apesar disso, com a suspensão, esse pagamento só foi efetuado em 2022, ou seja, ano passado.
Sendo assim, neste ano de 2023, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil estão repassando o abono salarial PIS/PASEP do ano-base 2021. Portanto, até agora, não há informações de que o benefício referente ao ano de 2022 também será pago.
Vale lembrar que o PIS (Programa de Integração Social) é destinado aos trabalhadores que exercem as suas atividades de acordo com o regime da CLT (Conselho das Leis Trabalhistas). Dessa forma, os beneficiários podem ter acesso ao pagamento por meio da Caixa.
Todavia, o PASEP (Programa de Formação de Patrimônio dos Servidores Públicos) é voltado aos trabalhadores que exercem as suas atividades no serviço público. Assim, os beneficiários podem ter acesso aos valores do abono salarial por meio do Banco do Brasil.
Antes de mais nada, o cronograma atrasado dos pagamentos do PIS/PASEP indica que quem trabalhou de carteira assinada em 2022 terá acesso ao abono salarial apenas ano que vem, ou seja, em 2024. Isso quer dizer que neste ano haverá exclusivamente o pagamento do benefício ano-base 2021. Portanto, hoje não haverá nenhum tipo de pagamento para quem trabalhou em 2022.
Além disso, existem outros motivos que validam somente os repasses do benefício de 2021 neste ano de 2023. A saber, no Orçamento Anual da União consta apenas R$ 24 bilhões para pagamento do PIS/PASEP em 2023. Então, o montante só é capaz de custear uma rodada.
Cabe frisar que mesmo ficando para 2024, até aqui, não há previsão de quando terão início os pagamentos do benefício. Contudo, há a esperança de que o repasse ocorra ainda no primeiro semestre do ano que vem.
Acima de tudo, para receber o abono salarial PIS/PASEP, o trabalhador deve cumprir os seguintes critérios:
Sobretudo, aqueles que quiserem consultar os valores podem utilizar os seguintes canais:
Na consulta ao PIS:
Na consulta ao PASEP:
De antemão, os trabalhadores que exerceram as suas atividades com carteira assinada em 2021 podem ter direito ao pagamento do PIS/Pasep 2023. Sendo assim, é fundamental que os beneficiários fiquem atentos às datas de pagamento. Lembrando que o valor atual é de R$1.320,00.
Antes de tudo, também é importante destacar que o pagamento do PIS/Pasep liberado neste ano é referente ao abono salarial ano-base 2021.
Veja a seguir as datas de pagamentos do PIS/Pasep ano-base 2021.
Veja também: INSS vai DISTRIBUIR dinheiro para essas pessoas!
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…