Muitas pessoas associam a toxoplasmose ao gato, se mantendo longo do animal. Mas será que o gato é mesmo vetor dessa doença? Entenda o que é toxoplasmose, quais são os seus sintomas e quais as formas de prevenção, além de saber qual a relação dela com o gato, no artigo abaixo.
Dicas para quem quer adotar um gato: não deixe de ler
A toxoplasmoe é uma infecção causada por um parasita chamado Toxoplasma Gondii e é frequentemente associado aos gatos. Pessoas gestantes ou aquelas com o sistema imunológico fragilizado por algum motivo tendem a sofrer mais com complicações da doença. A sua transmissão apenas se dá por via oral e congênita. Ou seja, através da ingestão, ou do sangue, quando a mãe passa para o bebê.
A toxplasmose provoca alguns sintomas na pessoa infectada, dentre eles dor muscular, febre e dor de cabeça. Entretanto, a maioria das pessoas que pega a doença não manifesta nenhum sintoma. Geralmente, ela não causa muitos danos. Entretanto, quando a mulher está grávida, o bebê pode ter problemas com má-formação e também o fígado aumentado.
Bom, é parcialmente verdade. Acontece que, como dito anteriormente, a toxoplasmose é transmitia por via oral, ou pelo sangue. E o protozoário que contamina com a doença está presente apenas nas fezes do gato. Dessa forma, apenas quando há ingestão das fezes do gato, ou de algo que teve contato com ela, é que é possível se contaminar a partir do gato.
Cães de rua: saiba como ajudá-los
Justamente porque as fezes dos gatos podem transmitir a toxoplasmose através da ingestão, as mulheres grávidas que têm gatos devem evitar beijar os animais. Pode fazer carinho e brincar, mas é fundamental lavar bem as mãos tão logo a brincadeira termine.
Além disso, o ideal é não mexer com as fezes do gato limpando a caixinha. Se isso não for possível, o melhor é utilizar luvas para evitar qualquer contato com as fezes do animal. No geral, a convivência não tem problemas para mãe e bebê. Na verdade, há outras situações nas quais o risco de contaminação é muito maior. Continue lendo para saber quais são.
Agora que desmistificamos o contágio por meio do gato, é importante que você saiba quais são as formas mais comuns de contágio da toxoplasmose. Isso porque a contaminação se dá através de alimentos mal lavados, a ingestão de água contaminada e especialmente através da carne mal cozida. Ou seja, todas elas são formas de contágio as quais você pode evitar.
A prevenção contra a toxoplasmose se dá através da lavagem dos alimentos, que deve ser feita de forma correta. Além disso, ao fazer ingestão de carne, prefira por maior tempo de cozimento. Por fim, apenas faça a ingestão de água tratada, evitando beber aquela que estiver contaminada.
Cães e gatos: quais são os cuidados que você deve ter regularmente com seu pet
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…