Tipos de suplementos alimentares, confira os principais

0

Existem vários tipos de suplementos alimentares, mas o mais usados são os termogênicos (para emagrecer), os hipercalóricos (para engordar) e os proteicos (para ganhar massa muscular). Confira abaixo mais detalhes sobre cada um deles!

Primeiramente, vale esclarecer que os suplementos não substituem a alimentação. Eles são um complemento. Assim, se determinada pessoa possui carência de um nutriente específico, ela pode tomar um suplemento para complementar e ajudar o organismo.

Tipos de suplementos alimentares

Quem frequenta academia geralmente consome algum tipo de suplemento alimentar. Esse hábito não é ruim, pelo contrário, pode ser benéfico à saúde. Porém, o ideal é que antes de fazer uso a pessoa tenha ajuda de um profissional da saúde e que siga as orientações do mesmo.

  • BCAA

É composto por aminoácidos essenciais (leucina, valina e isoleucina), que o organismo do ser humano não produz.

Ele age impulsionando a manutenção e o crescimento do músculo e estimulando a produção de insulina. Pode ser ingerido em cápsulas ou tabletes. Especialistas recomendam a ingestão duas vezes por dia, sendo uma antes e outra depois do treino.

  • Creatina

Em segundo na lista de tipos de suplementos alimentares, a creatina é composta de dois aminoácidos, a glicina e arginina. Ao contrário da leucina, valina e isoleucina, ela é produzida pelo organismo humano, mas também pode ser encontrada na carne vermelha.

No corpo ela age saturando os músculos, oferecendo mais força e ganho muscular. Um possível efeito colateral é a retenção de líquidos. Ela pode ser ingerida através de tabletes, líquido ou pó.

  • Glutamina

Já, a glutamina é outro tipo de suplemento alimentar. Ela é uma molécula importante para o sistema imunológico, sendo responsável por estimular a síntese de nucleotídeos (principais constituintes do DNA e do ATP),é uma molécula carreadora de energia. Ela age na recuperação muscular e auxilia o ganho de massa.

  • Whey Protein

Dentre os inúmeros tipos de suplementos alimentares, é o mais conhecido. Ele é composto por uma proteína extraída do soro do leite. Sendo ideal para quem treina pesado, pois alimenta os músculos e evita o catabolismo. Deve ser consumido duas vezes por dia, sendo uma logo após a sessão de musculação e a outra ao acordar ou antes de dormir.

Curta nossa página do Facebook para conferir outras dicas de saúde e bem-estar!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.