Tesouro IPCA+: conheça esse investimento

Confira tudo sobre o Tesouro IPCA+ e veja as vantagens desse investimento

0

O Tesouro IPCA+ é um título do Tesouro Direto que oferece segurança e rentabilidade para o investidor. Por isso que hoje, nós vamos indicar o que é o Tesouro IPCA+ para que você conheça este investimento. Veja tudo aqui no Brasil 123.

O que é o Tesouro IPCA+?

O Tesouro IPCA+, é um título emitido pelo governo federal, que é chamado híbrido, ou seja:

  • Parte dele, possui uma taxa de juros prefixada, acordada no momento da aquisição do título pelo investidor.
  • Outra parte, possui o rendimento vinculado à variação do IPCA no período em que fica aplicado.

Possui baixo investimento inicial em torno de R$30,00, como valor mínimo, e apresenta diferentes datas de vencimento, para que o investidor escolha a melhor para os seus objetivos de investimento. A vantagem deste tipo de investimento é que o investidor garante o poder de compra do seu dinheiro, pois a rentabilidade é acima da inflação.

Não esquecendo que é um investimento para ser feito a médio e longo prazo para obter maior rentabilidade.

Quais são as alíquotas incidentes no Tesouro IPCA+?

As alíquotas de Imposto de Renda incidentes sobre o Tesouro IPCA+ somente são cobradas no momento do resgate do investimento, e incide sobre os rendimentos recebidos. Possui incidência de IR regressiva, ou seja, quanto maior o tempo que a aplicação fica investida, menor é a alíquota incidente de IR. Assim:

  • Até 180 dias: 22,5%
  • Entre 181 e 360 dias: 20%
  • Entre 361 e 720 dias: 17,5%
  • Mais de 720 dias: 15%

Qual o prazo de resgate do título Tesouro IPCA+?

Você pode fazer o resgate a qualquer tempo, pois possui alta liquidez, mas lembre-se: qualquer movimentação feita antes do prazo previsto, pode gerar prejuízos para o investidor. Digo pode, porque nem sempre a afirmativa é verdadeira, pois dependendo do processo de atualização dos preços de títulos de renda fixa, a variação pode ocorrer para cima, e assim, gerar lucro para o investidor.

Assim, quando houver alta nos juros, a rentabilidade do ativo tende a ser maior, enquanto seu valor tende a diminuir. E vice-versa.

A vantagem deste tipo de investimento é que a rentabilidade é acima da inflação- Reprodução AdobeStock
A vantagem deste tipo de investimento é que a rentabilidade é acima da inflação- Reprodução AdobeStock

Existem outras vantagens para investir no Tesouro IPCA+?

A resposta é SIM!!!!
Existe a vantagem da segurança, que é perfeita para investidores com perfil conservador, pois o título oferece uma boa rentabilidade e segurança simultaneamente. Além disso, o título é 100% garantido pelo Tesouro Nacional.

Outra vantagem é a variedade de ativos existentes neste caso. Você consegue montar uma carteira diversificada de investimentos, pois podem variar em termos de rentabilidade, prazos de vencimento e fluxos de pagamento (podendo ser semestrais ou somente no final do prazo de contratação).

Não esqueça: ao escolher um título do Tesouro IPCA+, você poderá compor a sua carteira de investimentos de forma diferenciada, além de poder escolher os prazos de resgate de forma a atender os seus objetivos em investir.

O grande diferencial deste título é justamente não perder o valor de compra do seu dinheiro, pois ele rende mais do que a inflação. Assim, o que você iria comprar hoje, você poderá comprar ao final do prazo para resgate.

Este investimento é rentável e seguro.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.