Tecnologia: Veja alguns cursos gratuitos para quem quer trabalhar na área

Os cursos têm como objetivo promover a diversidade na área da Tecnologia da Informação. Entenda

0

O mercado de trabalho para os profissionais da Tecnologia da Informação (TI) está em constante expansão, exigindo mão de obra qualificada que, por sua vez, está escassa.

Pensando nisso, foi feito uma lista com opções de projetos e cursos gratuitos para alavancar o número de profissionais. Além disso, algumas opções são destinadas às mulheres e pessoas negras, tendo como objetivo a promoção da diversidade na área de TI.

É importante lembrar às pessoas interessadas na área de TI que é válido procurar as secretarias de educação do município e governos estaduais, a fim de obter conhecimento sobre bolsas e programas de capacitação ofertados gratuitamente.

Você vai gostar também: Site oferece CURSO GRATUITO de Assistente Administrativo Avançado

Conheça alguns projetos e plataformas de cursos gratuitos

Tendo em vista a necessidade da mão de obra no setor da Tecnologia da Informação, confira a seguir, alguns dos projetos e plataformas de cursos que podem ser acessados gratuitamente.

Pensar Cursos

O Pensar Cursos é o maior site de cursos online e gratuitos do Brasil e conta com mais de 1 milhão de alunos. Os interessados podem estudar a qualquer hora e em qualquer lugar, sem pagar nada. São oferecidos mais de 1.600 cursos de diversas áreas do conhecimento. Para conhecer os cursos da área de tecnologia, acesse este link.

+1 Code

O projeto visa transformar jovens de periferia em programadores. Os cursos são gratuitos e os interessados devem fazer um cadastro pelo site Mais 1 Code e passarão por uma entrevista.

As aulas são semanais e conta com um professor por aluno. O prazo do treinamento é de seis meses.

Coursera

A plataforma conta com uma gama de cursos gratuitos desenvolvidos tanto por empresas (como a Intel, Microsoft, Cisco), quanto por universidades como a USP, Unicamp e ITA. As aulas são todas gravadas e legendadas. Também possui material para assistir e ler, além de possuir avaliações ao final de cada lição, que devem ser realizadas pelos alunos.

Alguns cursos de TI oferecidos são: Python, Java, PHP, lógica de programação e desenvolvimento de aplicativos para celulares.

Os interessados podem acessar o site oficial da Coursera e conhecer todos os cursos oferecidos.

Generation Brasil

Fundada em 2014, a Generation é uma organização sem fins lucrativos. Os cursos oferecidos são de curta duração (até três meses) e pessoas desempregadas de 18 a 30 anos podem se inscrever.

Na área de tecnologia, tem turmas para desenvolvimento web, mobile e plataforma .NET. Para mais informações, acesse o site da organização.

Programadores do Amanhã

É um projeto com foco em capacitação de jovens negros para a atuação no mercado de tecnologia. Seus cursos são 100% online e são voltados para desenvolvimento de sites e programas.

Estudantes de todas as escolas públicas do Brasil podem se candidatar no projeto que conta com 50 vagas. Acesse o site para saber mais.

Reprograma

O Reprograma é uma iniciativa voltada totalmente para mulheres que não possuem recursos ou oportunidades no aprendizado da programação. O curso é de tecnologia, que envolve os conhecimentos de desenvolvimento de produtos digitais, marketing e outros. Meninas de 14 a 18 anos podem se inscrever.

Acesse o site e saiba mais sobre a iniciativa.

 

Veja também: Consulta do 1º lote da restituição do IR 2022 já pode ser feita

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.