Tártaro em cachorros: saiba como prevenir e tratar

Tártaro é um problema que acomete os cachorros também. Saiba mais sobre o assunto neste artigo

0

O tártaro é uma formação bacteriana que não acomete apenas os humanos, mas também os animais. Aparentemente inofensivo, ele pode fazer o cachorro sentir dor ao mastigar e também gerar doenças na gengiva do pet. Por isso, prevenir, identificar o problema quando ele aparecer e levar o cão para realizar a limpeza de dentes é fundamental. Saiba mais sobre o tártaro em cachorros e como fazer tudo isso, no artigo abaixo.

Veja essa lista de coisas legais que você pode fazer por si mesmo

Como identificar o tártaro em cachorros

Primeiramente, para identificar o tártaro em cachorros, observe se o hálito deles está forte ou desagradável. Isso porque, quando o tártaro aparece, antes do amarelamento dos dentes, surge o mau-hálito.

Se você não conseguir identificar o problema nas suas fases iniciais, observe a coloração dos dentes. Dentes amarelados ou começando a ficar marrons, indicam a presença dos tártaros. Percebendo na fase mais avançada, leve o pet para uma consulta com o médico veterinário, que indicará a melhor solução para ele.

Como tratar o tártaro nos cães

O tártaro em cães possui como principal tratamento a limpeza de dentes. Apenas um veterinário pode fazê-la e, para que este procedimento seja feito, é necessária a prévia avaliação do cão. Isso porque o cão deve estar sedado e não são todos os cães que suportam a sedação. Cães com problemas cardíacos, por exemplo, pedem certa cautela. Por isso, o animal deve realizar exames que confirmem o seu bom estado de saúde, antes de realizar a limpeza.

Como prevenir o tártaro

O tártaro em cachorros, assim como nos humanos, tende a piorar conforme o tempo passa. Por isso, é necessário interferir no seu crescimento e evitar o seu agravamento. Algumas atitudes dos tutores previnem o tártaro, ou evitam o seu aparecimento ou crescimento durante muito tempo. São elas:

Dor no frio: porque sentimos mais dor em baixas temperaturas

Manter a alimentação do pet adequada

As rações para cachorro foram desenvolvidas especialmente para mantê-los saudáveis. Além disso, elas não grudam nos dentes do animal como outras comidas fazem. Dessa forma, o ideal é manter a alimentação adequada para o seu cão e nunca dar a ele comida humana, apenas ração.

Escovar os dentes do cão

Escovar os dentes dos cachorros não é ainda muito comum. Contudo, os donos que se importam com seus pets pode tornar esta uma prática semanal. Existem no mercado escovas específicas para cachorro, que servem para espalhar a pasta de dentes na boca deles, sem machucá-los.

Também existem pasta de dentes específicas para animais, que não são toxicas para ele e cumprem a função de livrá-los do tártaro, ou amenizar o problema. Para escovar os dentes do seu cão, verifique as orientações do fabricante da pasta de dentes e siga-as à risca, para não prejudicar a saúde do animal.

Dar biscoitos desenvolvidos para limpar o tártaro

Atualmente, existem biscoitos (ou petiscos) desenvolvidos não só para agradar aos pets, como para manter a sua saúde bucal. Apesar de serem mais caros, eles adiam a muito a necessidade da limpeza de tártaro em cachorros e, por isso, valem o investimento.

Reduzir preocupações: veja como fazer isso e diminuir a ansiedade

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.