Dor no frio: porque sentimos mais dor em baixas temperaturas

É comum as pessoas relatarem sentir dor nos tempos frios, saiba o porquê como preveni-las

0

O outono está chegando e, com ele, as temperaturas estão abaixando. Durante tempos frios, muitas pessoas relatam sentir piora nas suas dores musculares ou articulares. Outras, relatam que começam a sentir dores, que surgem por todo o corpo. Por que isso acontece? Saiba os motivos de sentir dor no frio e como amenizá-la, na matéria abaixo.

Veja aqui o que você deve eliminar do seu guarda-roupas

Dores musculares

Quando entramos em épocas frias, é normal haver rigidez muscular, que o próprio frio ocasiona. Por isso, acontecem dores musculares, já que o músculo,  para não doer, precisa estar livre de nós e relaxado. Além disso, é comum existir tensão no dia a dia, por causa do trabalho ou da rotina intensa. Em épocas frias, essa dor, mesmo que sua causa não seja relacionada ao frio, piora.

Dores nas articulações

É comum pessoas relatarem dor no frio, sentida nas articulações. Elsa são causadas pelas temperaturas mais baixas e são mais comuns em idosos. Isso porque o seu líquido sinovial se torna mais viscoso no frio. Este é o líquido que protege as articulações e permite a livre movimentação delas. Para que não haja dor articular, este líquido deve estar ralo.

Doenças pré-existentes

Pessoas que possuem doenças pré-existentes e que já ocasionam dor no frio, como a artrite, artrose, a fibromialgia, dentre outras, tendem a sentir uma dor ainda mais intensa no frio. Nesses casos, se a sua dor for muito forte, consulte um médico para que ele possa te direcionar melhor à solução do problema. Ele pode, por exemplo, te prescrever remédios para que utilize em casos de dor aguda, ou apenas por algum período de tempo.

Estresse: quais são suas causas, sintomas e tratamentos

Prevenção

Como as dores ocasionadas pelo frio (ou a piora delas) advém da temperatura, é possível fazer algumas coisas para amenizá-las. Por isso, saiba o que fazer para melhorar a dor no frio, abaixo:

Atividades físicas

As atividades físicas são muito importantes em qualquer época do ano. Contudo, elas são especialmente no inverno, porque elas mantém o corpo aquecido. Além disso, fazer alongamentos permite uma melhor mobilidade do corpo, com consequente menor dor. Por isso, faça atividades físicas diariamente, da forma que você conseguir e pelo tempo que der.

Manter o corpo aquecido

Outra prevenção para a dor no frio é manter o corpo aquecido todo o tempo. Por isso, mesmo que no horário que você estiver fora de casa, estiver quente, leve uma blusa de frio. Além disso, evite sair no sereno, especialmente durante a noite. Utilize meias, luvas, ou o que for necessário para não sentir frio.

Bolsas de água quente

Para algumas pessoas, fazer atividades físicas ou manter o corpo aquecido não será a solução para a dor no frio. Por isso, se a sua dor estiver muito forte, utilize bolsa de água quente no local onde mais dói. Isso reduzirá bastante a sua dor, porque ajudará a relaxar os seus músculos.

Acupuntura: o que é, como funciona e para que serve

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.