Sinusite: o que é, quais são seus sintomas e tratamentos

Sinusite é comum, mas você sabe o que ela é e quais os sintomas?

0

A sinusite caracteriza-se por uma inflamação das cavidades nasais. É muito comum as pessoas dizerem que estão com sinusite, contudo, nem sempre o que elas sentem sintoma dessa inflamação. Muitas vezes, é uma alergia respiratória, como a rinite.

Para não confundir mais a sinusite com outras doenças respiratórias, continue lendo este artigo sobre a sinusite! Saiba, abaixo, quais são os seus sintomas e as suas causas, bem como os tratamentos mais comuns.

Como queimar gordura sem sair de casa

Saiba quais são os sintomas da sinusite

A sinusite provoca muitos sintomas desconfortáveis, assim como a secreção nasal, tosse e a dor intensa no rosto. A dor acontece, especialmente, ao redor do nariz (seios nasais). Dor de cabeça, no meio da testa, também pode indicar sinusite.

A sensação de que a cabeça está pesada é outro dos sintomas da doença. Além disso, é comum pessoas que sofrem com ela sentirem a cabeça pesada e também dor nos olhos. Muitas vezes, ela provoca dor nos ouvidos, uma vez que essas partes estão todas interligadas.

O que é a sinusite viral e bacteriana e qual a sua diferença

A sinusite viral é caracterizada pela presença de secreção nasal e congestionamento nasal, com tosse. Contudo, não há febre alta. Sua duração é de, no máximo, 10 dias. Depois disso os sintomas começam a desaparecer até sumirem por completo.

Já a bacteriana é mais forte. A pessoa que sofre com ela apresenta febre alta e ela não vai embora, sendo persistente em seus sintomas. Neste caso, é necessário o uso do antibiótico para curar a doença.

O que provoca a sinusite

A sinusite pode deixar as pessoas muito abatidas. E são várias as suas causas. Algumas delas são: E os vírus, as bactérias ou fungos. Contudo, ela também advém de reações alérgicas, e podem acompanhar resfriados ou gripes.

Veja esses hábitos que podem mudar sua vida

Qual é o tratamento para a sinusite

O médico deverá fazer a avaliação de cada caso para saber quais foram as causas da sinusite. Isso porque, se as causas foram virais, ele prescreverá medicações e tratamentos para ajudar com os sintomas. Contudo, caso a sinusite advenha de bactérias, será necessária a prescrição de antibiótico, remédio que é vendido apenas com recomendação médica.

O que fazer para ajudar o tratamento da sinusite?

Apesar do remédio ser obrigatório em muitos casos dessa doença, é possível realizar alguns cuidados em casa. Eles são um ótimo complemento para o tratamento médico, o qual o paciente deve seguir à risca. Alguns deles são:

  • Alimentação: a alimentação saudável é muito importante para manter as defesas do organismo. Por isso, coma alimentos nutritivos sempre, especialmente, quando estiver doente.
  • Suplementação com vitamina C: esta vitamina ajuda muito o sistema imunológico no combate às doenças. Portanto, a suplementação é uma boa ideia para otimizar o tratamento da sinusite.
  • Lavagem nasal com soro fisiológico: fácil de fazer e acessível, a lavagem nasal ajuda a descongestionar as vias aéreas, melhorando a qualidade da respiração. Por isso, ela ajuda muito a reduzir os sintomas desconfortáveis da sinusite.

Veja essas dicas para organizar casas pequenas

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.