Como separar a vida pessoal da profissional? Confira dicas

0

Parece quase que impossível separar a vida pessoal da profissional. Cada vez mais o trabalho e a “tarefa de casa” chegam cheios de estresse. As empresas e agências exigem muito mais dos colaboradores e a ansiedade não tarda a aparecer. Esse é o motivo das intensas brigas entre os casais e até mesmo a separação.

Portanto, para resolver isso, o Brasil 123 separou algumas dicas para te ajudar. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

1. Não seja uma esponja!

O primeiro passo é parar de aceitar tudo o que te pedem. Não é sua obrigação fazer além do que sua vaga lhe paga. É muito comum vermos profissionais capacitados reclamando em redes sociais que os clientes ou contratantes pensam que eles são robôs.

Se você está se sentindo sobrecarregado, não aceite coisas que não são relacionadas a sua profissão. Não é preciso aceitar tudo para agradar ao outro, será mesmo que esse outro aceitaria?

2. Deixe o assunto de trabalho de lado

Busque conversar com as outras pessoas sobre assuntos fora do trabalho. Por exemplo, se é casado ou tem filhos, pergunte como foi o dia e se querem assistir um filme juntos. Não fique se remoendo e trazendo todo o estresse para dentro de casa.

Sua família não tem culpa do que acontece lá fora. Portanto, em hipótese alguma desconte toda essa situação sobre eles.

3. Indo para um lugar que gosta

É fim de semana e o que te prende em casa? Busque descansar e conhecer outros lugares que gosta, faça algo para sair da rotina. Se mora em uma cidade do litoral, os custos para ir à praia não são tão grandes. Caso more mais para o interior, há inúmeras regiões com paisagens encantadoras e até mesmo com cachoeira.

Se está durante a semana e precisa trabalhar no dia seguinte, uma alternativa é fazer algo dentro de casa. Dessa forma, abra a Netflix ou Amazon Prime e comece a assistir algum filme que gosta.

4. Tenha planejamento

Para que consiga separar a vida pessoal da profissional, é necessário ter força de vontade, planejamento e saber dizer não. Sempre evite trazer serviços para casa, busque preferir satisfazer sua família em momentos livres.

Na vida pessoal, até vale a pena criar uma lista com antecedência do que planeja fazer e como irá investir o seu tempo.

E então, tem mais alguma dica de como separar a vida pessoal da profissional? Portanto, comenta aqui com a gente!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.