Para o senador Rogério Carvalho (PT), as declarações feitas pelo também parlamentar Marcos do Val (Podemos) sobre um possível plano de golpe de Estado agravam a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A afirmação do político foi feita nesta sexta-feira (03) durante entrevista ao canal de notícias “CNN Brasil”.
“Agravam a situação do ex-presidente”, disse o senador ao comentar as declarações de Marcos do Val, que na quinta-feira (02), durante uma transmissão nas redes sociais, afirmou ter participado de uma reunião em que estavam Bolsonaro e o ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB). No encontro, segundo o senador, discutiu-se um plano de golpe de Estado.
Segundo o senador, este plano tinha como objetivo gravar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em busca de declarações comprometedoras dele, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tudo isso, com foco em mudar o resultado das eleições presidenciais vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Nesta sexta, Rogério Carvalho avaliou que as denúncias feitas pelo senador consolidam que os atos de 08 de janeiro, dia em que apoiadores radicais de Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes – STF, Congresso Nacional e Palácio do Planalto – “foram de fato uma tentativa de um golpe de Estado”.
“Bolsonaro passou os quatro anos de governo questionando o Congresso e Supremo Tribunal Federal”, disse o senador, que ainda classificou como sendo muito grave a suposta participação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no suposto plano do golpe de Estado.
‘Coisa de louco’, teria dito Bolsonaro sobre plano de golpe
Nesta sexta, a mesma “CNN Brasil” revelou que Bolsonaro conversou com aliados e relembrou da reunião em que teve com Marcos do Val e Daniel Silveira. Segundo o ex-presidente, o encontro, classificado por ele como “coisa de maluco”, foi convocado pelo ex-deputado. O ex-chefe do Executivo, que atualmente se encontra nos Estados Unidos, ainda relatou ter ficado em silêncio com receio do descontrole de Daniel Silveira, preso na quinta-feira por descumprir ordens do STF.
Leia também: Valdemar diz que fala sobre minuta golpista foi metáfora