Saiba porque o cotonete não é bom para limpar o ouvido

O cotonete é um vilão para os ouvidos, mesmo muitas pessoas ainda utilizando esse item.

0

Sabia que o cotonete não é bom para limpar o ouvido? Entretanto, desde pequenos somos ensinados que higiene é um dos itens fundamentais para saúde e boa aparência. No entanto, não há necessidade de higienizar o ouvido diariamente.

Muitas pessoas lavam os ouvidos com produtos caseiros. Mas essa é uma prática perigosa. Portanto, ficar vendo vídeo no YouTube ensinando esses métodos de limpeza é errado e pode prejudicar a audição.

cotonete

O ideal é sempre consultar um especialista. Em caso de dúvidas, nunca procure a solução na internet.

Não é sujeira, é proteção

Muita gente nem sabe, mas o ouvido é um dos menores órgãos do corpo. Ele esconde sua parte principal atrás da orelha, do canal auditivo, do tímpano e dos três ossos pequenos. Portanto, essa parte nobre do ouvido, do tamanho de uma bolinha de gude infantil, trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana.

A cera de ouvido, também conhecida como cerúmen ou cerume, fica no canal auditivo e tem uma função de proteção bem importante. Afinal, ela dificulta a entrada de corpos estranhos tanto na orelha quanto no ouvido. A cera é composta por pele que descama naturalmente do conduto auditivo externo e secreção glandular.

Não é preciso remover com o cotonete

Além de incomodar, o cerume em excesso pode causar obstrução do canal auditivo. Portanto, isso cria uma barreira mecânica que dificulta que o som percorra seu trajeto normal até a membrana timpânica. Nessa situação, uma vez removido o excesso, a audição retorna ao habitual.

No entanto, muitas pessoas fazem a “limpeza” em casa com o cotonete. Porém, essa não é a maneira certa de higienizar corretamente o ouvido.

Mas só quem pode definir a necessidade desse tipo de limpeza é o médico. Afinal, é ele quem vai avaliar o ouvido e, se necessário, pedir exames como a audiometria. O uso de cotonete é errado, principalmente, quando é diário.

O procedimento de limpeza deve ser feito pelo especialista e no consultório. Afinal, são necessários instrumentos e técnicas próprias para a remoção do cerume de forma segura.

O USO DE COTONETES

Já que o próprio corpo humano é responsável por eliminar naturalmente o excesso de cera encontrado nos ouvidos, a utilização de cotonete não se faz necessária. Especialmente se o uso for diário.

Pelo contrário, o seu uso é perigoso e pode acarretar danos à saúde auditiva! Não se recomenda a utilização de nenhum objeto ou artifício para remover sujeiras e cera do ouvido.

As hastes flexíveis com pontas de algodão encontradas nos cotonetes têm a tendência de empurrar a cera de ouvido na direção do tímpano. Com isso, o canal auditivo externo fica obstruído, podendo causar sérios danos à audição.

O resultado dos movimentos bruscos e repentinos no ouvido com o cotonete são ferimentos e sangramentos no ouvido. Em casos mais extremos, o tímpano pode até ser perfurado.

Portanto, o cuidado na hora da higienização dos ouvidos não deve ser com cotonete, mas sim com a limpeza profissional.

 

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.