Saiba o que é o sarampo e quais os principais sintomas

Entenda como lidar com o sarampo

0

Você sabe o que é o sarampo? Muitas vezes se ouve falar dessa doença, que já se tornou popular. Entretanto a doença atualmente no Brasil está com o status de rara, uma vez que a vacina combate a transmissão em um numero considerável, ameniza os sintomas e está disponível em todas as unidades básicas de saúde. Então, saiba um pouco mais sobre o sarampo aqui no Brasil 123 e veja todos os detalhes sobre ele.

O que é o Sarampo?

O sarampo é uma infecção viral, podendo ser grave em crianças abaixo de 5 anos.

O contágio se dá pelas gotículas no ar, produzidas ao falar, tossir, ou espirrar. Assim, o sarampo é extremamente contagioso, passando de uma pessoa a outra rapidamente.

Os sintomas aparecem após 2 semanas do contágio, são caracterizados por:

  • Tosse;
  • Coriza;
  • Olhos avermelhadas (conjuntivite);
  • Febre;
  • Manchas vermelhas na pele;
  • Dor muscular;
  • Fadiga.

Não há tratamento para esta infecção, mas deve-se controlar a febre com antitérmicos, realizar a hidratação via oral e caso precise, manter – se internado para cuidados específicos. Buscar ajuda médica, portanto, é algo fundamental para este tratamento e manutenção dos sintomas.

Curiosidades sobre o sarampo

Como evitar contágio do sarampo - reprodução unsplash
Como evitar contágio do sarampo – reprodução unsplash

Alguns estudos referem que o sarampo surgiu derivado da peste bovina por volta de 528 a.C. No Brasil, o primeiro caso surgiu em 1954, e a vacina foi desenvolvida em meados de 1963. Em 1968, o sarampo passou a ser uma doença de notificação compulsória nacional. Então, daí iniciou – se os registros.

Mas afinal, como identificar a doença em sua fase mais grave? A fase aguda da doença é caracterizada por três períodos:

  • Prodrômico (febre, tosse, conjuntivite, feridas na boca branco azuladas);
  • Exantemático (Manchas vermelhas pelo corpo);
  • Descamativo (ocorre a descamação da pele).

O contágio ocorre por meio de gotículas expelidas pela boca, e pelo nariz, através da fala ou de espirros. Além disso, através do contato com superfícies contaminadas, aperto de mão e beijo, uso dos mesmos objetos, copos, talheres, e através de mãe para bebê durante a gestação.

Como se evita o sarampo?

O sarampo é uma doença provocada pelo vírus Morbili Vírus, muito comum na infância.

Em países subdesenvolvidos, é uma das principais responsáveis pelas mortes de crianças.

No Brasil, graças aos programas de acesso à vacina, a mortalidade não chega a 0,5%, e sua taxa de transmissão é bem baixa. Entretanto, mesmo que alguém se contamine, se vacinado, desenvolverá sintomas leves, facilmente de serem tratados.

Para evitar o contágio é preciso isolar os contaminados do convívio com pessoas saudáveis. Assim, fazer uso de máscaras, óculos de proteção e luvas para ter contato.

Em casa, mantenha a higiene dos utensílios separada do restante da família, além de arejar os ambientes. No entanto, ao menor sinal, procure ajuda médica para iniciar o tratamento.

Por fim, agora que você conheceu muito mais sobre o que é o sarampo, quais os sintomas e outros detalhes importantes a respeito do assunto, já sabe exatamente como fazer para se prevenir. Lembre-se de se vacinar e fazer o mesmo com suas crianças para evitar a contaminação desse vírus tão chato.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.