Restituição Imposto de Renda: Pagamento do 1º lote começa hoje; confira se está incluído

Ao todo, são 5 lotes de restituição imposto de renda

0

É isso mesmo que você leu! Já começou a restituição imposto de renda de 2022.

Vale lembrar que a Receita Federal liberou na última semana a consulta ao primeiro lote de restituições do IRPF 2022.

A saber, o pagamento tem início nesta terça-feira (31), realizado na conta bancária indicada pelo contribuinte no momento da declaração. Caso a conta informada tenha sido desativada, os valores ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Restituição Imposto de Renda: Pagamento do 1º lote começa hoje; confira se está incluído
Restituição do Imposto de Renda 2022 – Foto: Reprodução

Restituição Imposto de Renda

O primeiro grupo a receber tem prioridade legal, ou seja, idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e cuja maior fonte de renda seja o magistério.

De acordo com a Receita Federal, o crédito bancário para 3.383.969 contribuintes tem um total no valor de R$ 6,3 bilhões.

Como saber se a restituição está disponível?

Para quem é do primeiro lote, já pode verificar diretamente na sua conta bancária, que terá o lançamento com o valor da sua restituição. Para os demais, está liberada uma consulta.

Você pode acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda”, depois em “Consultar a restituição”. Por fim, clique em “Iniciar”.

Preencha então o seu CPF, data de nascimento, e clique em “Consultar”.

O resultado da consulta exibirá o nome completo do contribuinte, e se estiver contemplado no primeiro lote, será apresentada a conta bancária indicada no momento da declaração, e o campo “Situação da Restituição” constará preenchido com o status “Enviada para crédito no banco”. No campo “Disponível a partir de” você confirma a data na qual o crédito estará disponibilizado para você.

Ainda é possível verificar se existe alguma pendência que não permita o pagamento da restituição, ou se o contribuinte caiu na malha fina.

Uma outra alternativa para realizar as consultas, é através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, que está disponível para Android e iOS.

Como serão realizados os pagamentos?

Existe uma fila de entrega, isto é, aquele contribuinte que envia a declaração antes, recebe a restituição primeiro. Como dito, apenas os idosos, pessoas com deficiência e professores têm a preferência no pagamento, os demais seguem pela cronologia da entrega da declaração.

Ao todo são cinco lotes de pagamentos, com término em setembro.

Calendário das restituições do IRPF 2022

O contribuinte que tem direito à restituição deve ficar atento ao calendário, e é válido informar que a Receita não comunica previamente quando realizará o seu pagamento.

Assim, alguns dias antes do pagamento de cada lote, você pode consultar o site da Receita e verificar se a sua restituição será paga naquele lote. Confira as datas:

Lote

Data

31 de maio

30 de junho

29 de julho

31 de agosto

30 de setembro

Prazo para declaração termina hoje

A declaração do Imposto de Renda 2022 teve um adiamento inicial, cuja data era 29 de abril, tendo sido prorrogada com a data limite para esta terça-feira (31). Assim, para aqueles que ainda não enviaram a sua declaração, é importante correr para atender o prazo e fugir da multa.

Veja ainda: Décimo terceiro antecipado: Saiba quem recebe a 2ª parcela; veja o calendário

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.