Restituição do IRPF 2021: Consulte o calendário e acompanhe o seu recebimento

Confira as orientações sobre a restituição do imposto de renda

0

A Receita Federal já realizou o pagamento de dois lotes de restituição da declaração do imposto de renda 2021, nos meses de maio e junho. O terceiro lote de pagamentos acontece ainda este mês, no dia 30 de julho.

O lote anterior teve a consulta aberta pela Receita Federal no dia 23 de junho e pagamento realizado no dia 30 de junho, contemplando 4.222.986 contribuintes com um valor total de RS 6 bilhões.

Calendário de pagamentos

Ao todo são 5 lotes para completar os pagamentos das restituições do imposto de renda, e como mencionado, os dois primeiros já foram concluídos.

Lote

Data

31 de maio

30 de junho

30 de julho

31 de agosto

30 de setembro

Como consultar o próximo lote?

Sabendo-se que a Receita Federal não informa previamente quando vai pagar a sua restituição, é indicado ao contribuinte ficar atento ao calendário e, alguns dias antes do pagamento de um lote, ao ser divulgada a liberação da consulta pela Receita, realizar a consulta no site para verificar se a sua restituição será paga naquele próximo lote.

Dessa forma, acesse a página da Receita Federal e clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.

Como é realizado o pagamento?

O crédito da restituição do imposto de renda é feito diretamente na conta bancária que foi informada na sua declaração. Vale comentar que se ocorrer algum problema na realização do crédito, como por exemplo, se a conta informada tiver sido desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Acontecendo de o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá realizar a solicitação pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, “Meu Imposto de Renda”, “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Confira ainda: Auxílio Emergencial Gaúcho paga de R$ 800 a R$ 2000; saiba quem tem direito

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.