Receita Federal alerta sobre novo golpe da regularização do CPF; fique atento

Nova modalidade de fraude envia link por SMS

0

A Receita Federal alerta para nova golpe que vem sendo aplicado, com o objetivo de extrair os seus dados pessoais, bancários e fiscais. A tentativa de golpe ocorre com envio de SMS para as pessoas, e não apenas por e-mail, como tem sido mais comum.

Novo golpe

A saber, fique atento para essa nova modalidade na qual o cidadão recebe uma mensagem em seu celular solicitando a regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Nesse SMS, é encaminhado um link para o acesso do cidadão, simulando ser o caminho no qual será providenciada a regularização, no entanto, o endereço informado não tem nenhuma relação com o site da Receita Federal.

Veja o exemplo de mensagem que está sendo disparada para o golpe.

Receita Federal alerta: Novo golpe para regularização do CPF
Receita Federal alerta: Novo golpe para regularização do CPF

Os golpistas utilizam o nome da Receita Federal, porém é uma tentativa de golpe. A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de SMS, nunca clique no link enviado. Além disso, providencie imediatamente o bloqueio do número para não receber outras mensagens deste mesmo tipo.

Canais oficiais para os serviços relacionados ao CPF

Para ter acesso aos serviços de CPF, tais como inscrever, consultar, atualizar dados cadastrais, entre outros, o cidadão deve acessar o site da Receita Federal.

O Cadastro de Pessoas Físicas é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal, que armazena as informações cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição no CPF, ou de cidadãos que se inscreveram voluntariamente.

A saber, não há idade mínima para a inscrição (recém-nascidos, por exemplo, podem ser inscritos) e é permitida a inscrição de brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior.

Informações detalhadas de problemas que você pode enfrentar com o seu CPF e as devidas recomendações podem ser encontradas neste artigo.

Veja também: Energia elétrica: Quem economizar o consumo vai receber um bônus em janeiro; conheça o programa

Veja Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.