Receita Federal abre consulta ao 3º lote da restituição do imposto de renda

Confira as orientações sobre a restituição do imposto de renda

0

A partir das 10h desta sexta-feira (23), a Receita Federal abriu a consulta ao 3º lote da restituição do IRPF 2021. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

Assim sendo, o crédito bancário para 5,068 milhões de contribuintes será realizado no final deste mês, dia 30, no valor total de R$ 5,8 bilhões. Desse total, R$ 354,326 milhões referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 13.985 contribuintes idosos acima de 80 anos; 95.298 contribuintes entre 60 e 79 anos; 8.987 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e 36.616 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Além disso, foram contemplados 4,913 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 18 de maio de 2021.

"Receita
Receita Federal abre consulta ao 3º lote da restituição do imposto de renda

Como consultar o 3º lote da restituição do imposto de renda?

Para saber se o seu pagamento ocorrerá neste 3º lote da restituição, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

O site disponibiliza orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-Cac.

Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita oferece ainda o aplicativo “Meu Imposto de Renda”, que permite consultar diretamente nas bases da Instituição as informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no Cadastro Pessoa Física (CPF).

Calendário de pagamentos do 3º lote da restituição

Todo o processo de restituição contempla ao total 5 lotes de pagamentos, já tendo sido efetivados os dois primeiros. Acompanhe então a data do 3º lote da restituição e os próximos.

Lote

Data

31 de maio

30 de junho

30 de julho

31 de agosto

30 de setembro

Como vou receber a minha restituição?

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-Cac, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos, Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Leia também: Auxílio Supera RJ vai pagar parcelas retroativas; confira

Veja Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.