Uma dúvida muito frequente e que causa confusão quando famílias em situação de vulnerabilidade social é se quem recebe o Bolsa Família pode comprar uma casa ou um carro. Do mesmo modo, elas não sabem se podem ou não solicitar o benefício.
Por esse motivo, preparamos este conteúdo com algumas reflexões esclarecedoras para ajudar você a entender melhor o tema. Continue acompanhando até o fim!
Afinal, quem recebe o Bolsa Família pode comprar uma casa ou um carro?
De antemão, sim, quem recebe o Bolsa Família pode comprar uma casa ou um carro sem problemas. Isso porque a ideia do programa não é manter as pessoas na pobreza, mas sim oferecer subsídios para uma vida com mais qualidade e dignidade.
Se uma família atender aos requisitos do programa, mas conseguir recursos para comprar um carro ou financiar uma casa, poderá prosseguir com esse objetivo sem problemas.
Mas cabe salientar que o benefício só seria reduzido se a família começasse a aumentar sua renda mensal per capita, que hoje deve ser de no máximo R$ 218.
Nesse sentido, devemos ter em mente que o programa Bolsa Família oferece meios para que famílias em situação de pobreza e extrema pobreza possam se sustentar, cuidar da saúde, investir na educação dos filhos, etc.
Portanto, não há proibição de comprar casa ou carro. Se a família conseguir equilibrar as finanças para alcançar o bem, poderá seguir com o plano sem problemas.
E quem já tem o bem pode recebê-lo?
Sobretudo, outra dúvida, ainda relacionada à ideia de que quem recebe o Bolsa Família pode comprar uma casa ou um carro, diz respeito às situações em que a família já possui algum imóvel em seu nome.
Novamente, destacamos que a finalidade do programa não é impedir que uma pessoa cresça e se desenvolva para recebê-lo para sempre. O objetivo é oferecer subsídios para uma melhor qualidade de vida.
Sendo assim, se uma família estiver em situação de vulnerabilidade social, tiver dificuldades financeiras, mas possuir casa, carro ou ambos, isso não impedirá que ela se cadastre no CadÚnico.
Afinal, é uma família que também merece apoio e atenção governamental porque passa por uma situação difícil.
Portanto, se você possui um veículo em seu nome, ou mesmo uma casa, não haverá obstáculos nesse sentido.
Até porque, se pararmos para analisar a realidade de muitos brasileiros, há pessoas que emprestam seu nome a terceiros para financiar casas e carros. Isso significa que às vezes a pessoa não tem realmente o bem, mas está em seu nome.
Imagine se esse tipo de situação excluísse beneficiários vulneráveis do Bolsa Família por causa disso? Então é isso!
Quem recebe o Bolsa Família pode, portanto, comprar uma casa ou um carro, assim como quem já possui algum imóvel, também pode ir ao Centro de Referência e Social (CRAS) para se cadastrar no CadÚnico e começar a receber o Bolsa Família mensal o mais rápido possível. que possível. Supondo, é claro, que essas famílias atendam aos requisitos do programa.