Qual o modelo perfeito de currículo? Veja o que deve ter e o que deve ser evitado no CV

Confira as dicas para aprimorar o seu currículo

1

Existem diversos tipos de currículos, mas qual é o modelo perfeito?

A grande verdade é que cada tipo apresenta vantagens e desvantagens. Assim, o ideal é você organizar as suas informações profissionais com aquele modelo que considere mais adequado ao seu perfil.

O ponto de partida seria a seguinte pergunta: Quais qualidades você quer que os recrutadores tomem conhecimento que você tem? Esse deve ser o foco.

Entenda que o seu currículo será analisado juntamente com muitos outros, de outros candidatos. Assim, você tem pouco tempo para mostrar o seu valor, seu conhecimento e habilidades, e chamar a atenção do recrutador.

O currículo é a sua apresentação profissional, por isso, é essencial que você elabore um documento organizado, com alta qualidade, e que apresente as suas informações de forma clara.

Desta forma, você tem grandes chances de avançar nas etapas de um processo seletivo.

Continue a leitura e confira dicas importantes para o seu currículo.

O que não pode faltar?

1. Dados Pessoais

Inclua o seu nome completo, idade, telefone residencial, número de celular e e-mail.

2. Objetivo Profissional

Aqui você deve informar o cargo para o qual está se candidatando. Não caia na armadilha de colocar várias funções, por exemplo, “Vendedor”, “Vigilante” ou “Estagiário”. Coloque especificamente o cargo que está buscando.

3. Habilidades e Competências

O seu diferencial começa aqui. É o lugar para você informar os conhecimentos que possui que sejam relevantes para a vaga.

4. Experiência Profissional

Informe as suas experiências. Organize em formato de lista, e não esqueça de mencionar o período que trabalhou em cada uma das funções relatadas.

Informe o nome da empresa, cargo e uma breve descrição com as principais atividades que desenvolveu nesta função. O objetivo é passar informações relevantes, com experiências e aprendizados.

Se você está em busca do seu primeiro emprego, ou estágio, não se preocupe, o recrutador já espera que a sua posição de formação ainda não contemple experiências profissionais.

5. Formação Acadêmica

Informe os nomes das instituições educacionais, datas, nível e graduação. Além de Faculdade, informe também cursos de longa duração, tais como Pós-Graduação, MBA ou cursos profissionalizantes.

6. Idiomas

Descreva o seu conhecimento em idiomas, e além disso, especifique o seu nível de proficiência.

7. Informática

Relacione os softwares e técnicas que você tenha domínio.

Dúvidas

Precisa ter foto?

Atualmente a maioria dos modelos de currículo não considera o uso de foto. Especialistas recomendam utilizar este recurso apenas se o anúncio da vaga em questão solicitar. O que faria muito sentido para uma vaga de modelo, por exemplo.

Currículo impresso ou digital?

Dê prioridade para a versão digital. A maioria das inscrições em processos seletivos acontece através das plataformas digitais. Entretanto, caso seja convocado para uma entrevista presencial, é sempre conveniente levar o seu currículo impresso.

Qual o tamanho ideal do currículo?

Tenha em mente que ele deve ter no máximo duas páginas. Se o seu modelo tem mais do que isso, é o momento de fazer uma revisão e priorizar as informações.

Lembre-se, ele deve ser claro e objetivo.

Pretensão salarial, colocar ou não?

A menos que a vaga solicite explicitamente que você encaminhe esta informação na sua candidatura, não mencione a pretensão salarial.

 

Em época de pandemia e desemprego ter um bom currículo pode ser o diferencial para a sua tão sonhada vaga.

Com essas dicas o seu currículo vai ficar organizado e com foco nas informações que são importantes para passar o seu potencial ao recrutador.

Coloque-as em prática e boa sorte!

Veja Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.