Protocolos para tratamento de doenças: especialistas e deputados discutem o assunto

Protocolos para tratamento de doenças vira tema de debate em audiência para discutir políticas de saúde, referentes ao tratamento de HIV/AIDS e Hepatites Virais.

Essa audiência ocorreu na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados.

Porém, conforme antecipou Ronaldo Hallal, assessor da Coordenação-Geral de Vigilância do HIV/AIDS e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a discussão sobre esses novos protocolos já está acontecendo e a publicação dos mesmos, ocorrerá  ainda este ano.

Além do mais, explicou que a coordenação está em fase de reorganização, recriando comissões técnicas e promovendo a comunicação com as organizações da sociedade. Visto que o decreto referente a esses assuntos teve sua revogação no último governo.

Deseja obter mais informações sobre esse assunto? Continue a leitura até o final, temos todos os detalhes desse debate.

Principais opiniões sobre os protocolos para tratamento de doenças

Primeiramente, temos a opinião do vice-presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids, Veriano Terto, que destacou o fato dos protocolos necessitarem de atualização. Uma vez que sofreram apenas duas revisões em dez anos (2013 e 2017). Ainda salientou que em concordância com as leis em vigor a previsão é de haver atualizações a cada ano.

Também, temos o parecer de Ronaldo Hallal, que salientou o fato do Brasil se integrar a metas internacionais que prevê diagnosticar e tratar 95% dos indivíduos com HIV. Porém, não cumprir o prometido, sendo assim, ele considera que, bem mais que somar aos protocolos, medicamentos e tecnologias, é necessário fazer com que as populações em situação de vulnerabilidade social, possam acessar os serviços de saúde.

Em seguida destacamos a opinião da autora do pedido para realização da audiência pública, a deputada Daiana Santos (PCdoB-RS) que afirma concordar que é impossível  planejar políticas públicas de saúde sem levar em consideração especialidades como gênero, raça e localidade onde cada cidadão reside.

Por fim, os participantes do debate ainda levantaram a questão das patentes de medicamentos, uma detalhe, segundo os debatedores, primordial quando o assunto é tornar o tratamento dessas doenças realmente universal.

Quebra de patentes

Antes de tudo, é preciso saber que a patente de um medicamento serve para garantir que seu fabricante irá produzir e vender de forma exclusiva esse remédio. Em outras palavras, a empresa terá permissão para monopolizar sua fabricação e comercialização, passando a operar sozinha no mercado, por um determinado tempo.

Em contrapartida, a quebra da patente é uma medida legal, com previsão nos acordos internacionais, que tem como finalidade interromper esse monopólio temporário concedido a uma empresas. Dessa forma impedindo que, por falta de concorrência, haja altas nos preços. 

Importância da incorporação de novos medicamentos nos protocolos de tratamento de doenças

Segundo o especialista, Veriano Terto, Vice-presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids, incorporar novos medicamentos aos protocolos e distribuir gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é primordial. Pois, dessa forma  não estará apenas garantindo um tratamento adequado para pessoas que vivem com HIV. Mas, sobretudo, estará  evitando que se desenvolvam resistências ao vírus. Ainda de acordo com o especialista, a soma de novos remédios aos protocolos, oferecerá a oportunidade de reduzir a ocorrência de reações adversas. Aumentando dessa maneira a adesão aos tratamentos, por parte dos pacientes.

Deixe nos comentários abaixo, sua opinião sobre os novos protocolos para tratamento de doenças.

 

Karla Camacho

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

5 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago