Produção de óleo e gás da Petrobras recua no terceiro trimestre

Produção de petróleo cai 4% na comparação com o mesmo período de 2020; queda registrada pelo gás natural foi semelhante (-3,75%)

0

A Petrobras registrou uma queda firme de 4,1% em sua produção de óleo e gás no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2020. A saber, a produção diária da estatal alcançou a marca de 2,830 milhões de barris, em média. Apesar da queda na comparação anual, houve crescimento de 1,2% em relação ao segundo trimestre deste ano.

Em resumo, a Petrobras afirmou que o recuo é resultado da menor produção em terra e águas rasas, cuja retração anual foi bastante expressiva. No entanto, os dados do pré-sal e do pós-sal ficaram positivos. Aliás, a estatal divulgou os dados nesta quarta-feira (20).

De acordo com a petroleira, a produção de petróleo atingiu 2,269 milhões de barris/dia no terceiro trimestre. Embora esse valor corresponda a um aumento de 1,9% no comparativo trimestral, representa uma queda de 4% em relação ao terceiro trimestre de 2020.

Já a produção de gás natural da Petrobras caiu em ambas as bases comparativas. A estatal produziu 520 mil barris de óleo equivalente ao dia (boed/dia) entre julho e setembro. Esse valor ficou 1,5% menor que o do segundo trimestre deste ano e 3,75% abaixo da produção no terceiro trimestre de 2020.

Veja mais detalhes da produção da Petrobras no trimestre

Além disso, a produção no pré-sal cresceu 1,3% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2020. Já no comparativo trimestral, a alta foi um pouco mais expressiva, de 3,3%. A produção da estatal na camada abaixo do sal totalizou 1,673 milhão de barris/dia no triemstre.

Vale ressaltar que o pré-sal figurou como a única região onde os dados operacionais da petroleira continuaram crescendo. A propósito, o pré-sal reponde por cerca de 70% da produção total da companhia.

A Petrobras também divulgou os dados da produção no pós-sal, em águas profundas. Em suma, houve 501 mil barris produzidos por dia nessa região. Isso corresponde a um crescimento de 13,8% na comparação com o mesmo período de 2020 e de 1% em relação ao segundo trimestre deste ano.

Em contrapartida, a produção da Petrobras em terras e águas rasas caiu 4% no comparativo anual. Já em relação à produção acumulada entre abril e junho deste ano, a retração chegou a 28%. No total, foram produzidos 95 mil barris/dia.

Leia Mais: Importação de gasolina pela Petrobras cresce 950% em um ano

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.