O Brasil é o segundo maior produtor mundial de etanol, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2021, a produção nacional chegou a aproximadamente 27 bilhões de litros, segundo o chefe-geral do setor de Meio Ambiente da Embrapa, Marcelo Morandi.
Desse montante, quase 90% corresponde ao etanol da cana-de-açúcar, enquanto o restante, pouco mais de 10%, é do etanol do milho. Estes dados mostram a diferença entre a matéria-prima utilizada. No entanto, vale destacar que a produção do etanol do milho vem crescendo expressivamente nos últimos anos no país.
De acordo com o presidente-executivo da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Guilherme Nolasco, a produção de etanol do milho correspondeu a 13% do total produzido nacionalmente na safra atual. Dois anos atrás, o etanol desta cultura respondia por apenas 6% da produção nacional.
Estes dados mostram que o item esta ganhando cada vez mais espaço na produção de etanol no país. A propósito, a expectativa da Unem é que a participação do etanol do milho no mercado nacional chegue a 20% até 2030. A saber, o país deverá ser capaz de produzir cerca de 10 bilhões de litros de etanol do milho por safra daqui há alguns anos.
Em resumo, a primeira vez que uma usina utilizou o milho para transformá-lo em etanol foi em 2012, mas a produção só ocorreu na safra 2013/2014. Contudo, apenas na safra de 2017/2018 que o país registrou a inauguração da primeira usina 100% destinada ao milho, para sua moagem e transformação em etanol.
“Até 2017, o milho era apenas coadjuvante da cultura da soja, a ponto de o Governo Federal precisar garantir preços mínimos e adquiri-lo por meio de leilões. A indústria do etanol trouxe valor a esta cultura, previsibilidade de venda em longo prazo, riqueza e capacidade de investimento ao produtor“, disse Nolasco.
A produção de etanol do milho se concentra no Centro-Sul do país. Em suma, Mato Grosso possui 10 usinas em atividade, que responderam por 87% da produção nacional na safra recém finalizada. Já Goiás tem cinco usinas, enquanto Paraná e São Paulo possuem uma indústria cada um.
Leia Também: Vendas de derivados da Petrobras crescem 2% no primeiro trimestre
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…