Plano de saúde passa a ficar mais caro a partir deste mês no Brasil

Valor vai subir muito neste início de 2020. Caso você tenha Plano de Saúde, talvez já tenha percebido a diferença para o mês anterior

1

O plano de saúde já está mais caro neste momento no Brasil. Pelo menos é isso o que diz a própria Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De acordo com a entidade, o aumento tem uma explicação que se relaciona com a pandemia.

É quem por causa da pandemia do novo coronavírus, a ANS decidiu suspender os reajustes dos planos em 2020. Essa suspensão, aliás, aconteceu em agosto. A ideia era que as pessoas tivessem mais facilidade de pagar essas contas naquele momento difícil.

Mas ainda em novembro de 2020, a própria ANS decidiu que essa cobrança aconteceria de maneira diluída nos 12 meses de 2021. Então a cobrança que não aconteceu em 2020 vai acontecer em 2021 nos doze meses do ano.

Mas os usuários afirmam que a situação vai ficar pior. Isso porque agora em 2021, os valores aumentam por causa do aumento de 2020 e por causa do próprio aumento de 2021. Assim, na prática são dois aumentos no decorrer do ano.

Não é um aumento pequeno. Alguns usuários estão usando as redes sociais para relatar aumentos de 20% e até 30%. Em alguns casos, o plano de saúde que custava R$800 passou a custar R$1500 de um mês para o outro.

Plano de saúde está salgado

Quem não gostou nada desse aumento foi o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC). O Instituto decidiu mover uma ação judicial para impedir que as empresas cobrem o valor do reajuste do ano passado este ano.

De acordo com o IDEC, as agências de Planos de Saúde tiveram um lucro recorde em 2020. Isso porque muita gente entrou nos planos por medo do coronavírus. Assim, na visão do IDEC eles não deveriam cobrar esses valores dos beneficiários este ano.

A ANS afirmou que a diluição do valor em 2021 foi uma tentativa de melhorar a situação dos trabalhadores naquela época. A agência disse ainda que não tem o poder de mudar contratos que já estavam estabelecidos.

Leia Também:

1 comentário
  1. […] projeto em tramitação na Câmara dos Deputados quer obrigar planos de saúde a pagarem pela vacina contra a Covid-19. De acordo com o projeto, a ideia é que esses planos […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.