Os perigos de investir sem conhecimento

Confira dicas valiosas de como investir de forma segura

0

Investir hoje é muito importante para aumentar o seu dinheiro e favorecer uma vida mais tranquila. Mas, para investir é preciso saber como fazer os investimentos certos e entender sobre o mercado financeiro. Por isso que nós, do Brasil 123, vamos dizer quais os perigos de investir sem conhecimento.

Tenha clareza que, de nada adianta ter R$ 20,00 ou R$ 20.00,00 para investir e não entender nada sobre o mercado financeiro. Até porque, são tantas opções de investimento que você pode se perder nas informações.

Portanto, vamos apresentar agora os riscos de investir sem conhecimento, para que você evite e tenha maiores chances de realizar investimentos certeiros.

Quais são os perigos de se investir sem conhecimento?

o que saber para começar a investir - reprodução unsplash
o que saber para começar a investir – reprodução unsplash

Confira abaixo uma lista que separamos dos perigos de se investir sem conhecimento.

Realizar investimentos em uma só aplicação financeira

Você precisa equilibrar as perdas e ganhos nos investimentos, e desta forma, se você diversificar a sua carteira de investimentos, isso é possível.

Sendo assim, o ideal é que você distribua suas aplicações em vários fundos de renda fixa e variável. Os fundos de renda fixa são mais garantidos e o risco é menor. Já os fundos de renda variável, são mais voláteis, com risco maior, mas com possibilidade de maiores rendimentos, ou maiores perdas.

Realizar aplicações financeiras em serviços de alto custo

Além de avaliar a rentabilidade e a segurança, você precisa considerar os serviços de alto custo, que diminuem os seus ganhos.

Os serviços de alto custo envolvem taxas administrativas e taxas de serviço. Então, avalie os bancos ou corretoras que cobram serviços com custos menores.

Com a grande oferta dos serviços, os bancos e corretoras estão sempre dispostos a realizar acordos, com taxas menores, menos burocracia, e em consequência, rendimentos maiores.

Adquirir títulos com baixa liquidez

É prudente a aquisição de títulos com pelo menos uma liquidez razoável em casos de imprevistos. Você sempre vai ter que optar entre rentabilidade e liquidez a cada investimento que fizer.

Evite ficar preso em fundos que não oferecem liquidez imediata do dinheiro, pois pode ser um grande risco, principalmente para você que está iniciando.

Acreditar que não é capaz de realizar investimentos sozinho

Quando você não tem conhecimento sobre o mercado financeiro, você acaba acreditando que não consegue investir sozinho.

O seu gerente da agência bancária pode assessorar sobre os seus investimentos, mas saiba que, os bancos estão voltados para o lucro, e nem sempre as opiniões dadas podem ser as melhores para você.

Assim, é possível sim investir sozinho. Mas para isso você precisa conhecer, estudar, e entender sobre o funcionamento do mercado financeiro. A internet está disponível para todos, então, é só você buscar as fontes certas e aprender muito. Por isso que você pode aprender sim, é só você querer.

Agora que você sabe quais são os riscos de investir sem conhecimento, a regra é: estude, invista em seu conhecimento e evite os perigos de se investir sem conhecimento.

Pois, mesmo que sua opção seja por contratar uma corretora financeira, ou o seu próprio banco, o conhecimento sobre o assunto garantirá que você não seja trapaceado por ninguém.

Jamais desista do sonho de investir!

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.