O que levar para passar na perícia do INSS?

Confira dicas de como conseguir ter o benefício do INSS

0

Alguns benefícios como auxílio doença dependem da perícia do INSS. Então, se você está tentando conseguir algum desses recursos, mas não sabe o que fazer para passar na perícia, veja nesse artigo algumas dicas que podem te ajudar. Confira aqui no Brasil 123.

O que é a perícia do INSS

como passar na perícia do INSS - reprodução unsplash (1)
como passar na perícia do INSS – reprodução unsplash (1)

A perícia do INSS é um exame para quem requer benefícios da previdência social. Esse exame é obrigatório e gera receio para quem realmente depende do recurso já que é significativo para o processo. Alguns recursos como, por exemplo, benefícios por incapacidade, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e entre outros, dependem dessa perícia.

Sendo assim, esse exame de forma geral, tem como principal objetivo dizer se você está apto ou não a receber esses recursos. Durante a perícia, é necessário que a pessoa comprove a justificativa para o recurso.

Quais principais documentos levar para a perícia do INSS?

Uma das melhores formas para se preparar para a perícia e garantir seu seguro. Então, fazer uma lista com os principais documentos para levar para o exame.

Então, o primeiro item em sua lista deve ser o comprovante de agendamento. Ele fica disponível logo após o agendamento feito pela internet. Dessa forma, o comprovante é uma garantia para que você consiga de fato realizar o exame na data estipulada sem grandes desafios.

Não se esqueça da lista de documentos pessoais também para que você comprove que realmente será a pessoa destinada a receber o benefício. Portanto, separe sua carteira de trabalho e se for o caso de empregados domésticos. Por exemplo, separe também sua CTPS. Além disso, separe também seu RG e CPF para o exame que são extremamente importantes para o processo.

Como levar os documentos

É importante ressaltar que os documentos apresentados devem ser originais, sem cópias ou xerox. Em caso de roubo, faça um boletim de ocorrência e leve no dia do seu exame como forma de comprovação. Sendo assim o ideal é fazer um novo documento para que não gere complicações maiores.

Documentos médicos

Os documentos médicos também são necessários para o dia do exame, leve os documentos de comprovação de invalidez. Sendo que quanto mais consistentes os documentos melhores chances para aprovar o benefício. Lembre-se que esses documentos também devem ser originais e que ficam por lá. Então, tire cópias para manter com você nesse caso.

Além disso, separe para o dia um atestado médico orientando o afastamento de trabalho e também um laudo médico que contenha o histórico de saúde do segurado e os tratamentos aos quais ele é submetido. O laudo deve ser extremamente detalhado e deve constar, por exemplo, quando o problema foi manifestado entre outros.

Documentos extras para levar no dia

Juntamente aos documentos médicos, separe também, receitas de medicamentos, encaminhamentos médicos para especialistas, comprovante de tratamento, prontuário médico e entre outros documentos que podem vir a ser relevantes. Dessa forma, fazer com que você consiga o seu benefício.

Por fim, agora que já sabe o que deve levar para a perícia, lembre-se de previnir-se.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.