O que levar no dia da perícia médica do INSS?

Veja agora quais os documentos necessários para a perícia

0

Para quem solicitou benefícios junto ao INSS, o momento da perícia médica é muito importante. Uma vez que está muito difícil conseguir marcar a perícia. Se você for sem os documentos necessários terá complicações. Por isso, nós do Brasil 123 vamos informar o que levar no dia da perícia médica do INSS.

Primeiramente, exige-se a perícia médica do segurado em situações de concessão de benefícios por incapacidade. Sendo assim, o médico perito vai constatar a existência da doença ou as sequelas que deixaram o segurado incapacitado para o trabalho, caracterizando. Inclusive, se a incapacidade é temporária ou definitiva.

O que fazer antes da perícia médica do INSS?

O primeiro passo é agendar a perícia, que você pode fazer através do site Meu INSS, ou telefone 135 ou ainda pelo site.

Fazer o agendamento pela internet é mais seguro. Você pode inclusive imprimir o comprovante do agendamento. 

No dia marcado, vá com antecedência de 30 minutos. 

  • Leve junto, no dia da perícia médica os seguintes documentos:
  • Primeiramente, documento de identidade (RG, CNH, etc) e o CPF
  • comprovante de residência
  • carteira de trabalho
  • carnês de contribuição (a GPS – Guia da Previdência Social) e os comprovantes de pagamentos, caso você tenha pagado o INSS como contribuinte facultativo, individual ou MEI
  • Por fim, documentos médicos: laudos, exames, receitas, atestados e outros.

Atenção: 

A carteira de trabalho e os carnês (GPS) são fundamentais para que você comprove que é segurado do INSS.

Depois de passar pela perícia você pode arrumar dados de registro do INSS que estão incorretos (se estiverem) como. Por exemplo: extrato previdenciário e salários.

Todavia, se o pedido for para benefícios de incapacidade. É fundamental que você leve todos os documentos, exames, receitas, RX, que tiver sobre o acidente.

Você precisa, dessa forma, comprovar a incapacidade para o trabalho, e se você não tiver todos os comprovantes, é bem provável que o médico perito indefira o seu pedido.

Organize os documentos antes de ir à perícia médica

Para organizar os documentos antes de ir para a perícia médica, é aconselhável que você os coloque em ordem temporal (por data de ocorrência), sem estar rasgado, ou amassado ou com rasuras.

Se estiver tudo certo, é bem mais fácil que seu benefício seja concedido.

Caso contrário, se estiver faltando documentos ou os mesmos estiverem amassados, rasgados ou rasurados, poderá dificultar a análise, o que não é bom para o segurado.

Quais documentos levar no dia da perícia no INSS - Reprodução AdobeStock
Quais documentos levar no dia da perícia no INSS – Reprodução AdobeStock

O que fazer durante a perícia médica?

Seja cordial e gentil com as pessoas que estão ali para te ajudar a conseguir o seu benefício. Pois não é só você que está com problemas, eles atendem o problema de cada segurado em especial, pois cada situação é uma específica.

Durante a perícia médica, responda as perguntas feitas pelo médico perito com objetividade, dando informações corretas. 

Em seguida, entregue seus documentos de forma organizada, para facilitar o entendimento do médico sobre a sua doença em específico.

Por fim, aguarde o resultado da perícia, para começar a receber o seu benefício ou, em caso de ser negado, poder entrar na justiça requerendo o seu direito. 

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.