O que fazer quando demora a sair resultado da perícia?

Saiba o que fazer quando o resultado da perícia demora

0

Você sabe o que fazer quando demora a sair resultado da perícia. Hoje aqui no Brasil 123, vamos te explicar tudo o que você precisa saber.

Demora a sair resultado da perícia

Existem diversas possibilidades de recebimento de benefícios no vasto universo do INSS. Acontece, que não basta só chegar e falar que você tem determinada limitação para solicitar o benefício e pronto, ele cai na sua conta.
Pelo contrário, existe um trâmite burocrático, o que pode demandar mais tempo do que o previsto.

Obrigatoriedade da perícia

Geralmente, os candidatos a receber benefícios do INSS precisam passar por perícias feitas pelo mesmo para ter a comprovação de que eles podem receber a concessão do seu pedido de algum auxílio, como por exemplo auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e outros.
Mas acontece que o resultado desse pedido pode ter um atraso e o que fazer quando demora a sair o resultado da perícia?
Dependendo da análise do médico do INSS é possível a interrupção ou a prolongação do benefício. No entanto, isso depende diretamente da análise pericial que será feita, desde que agendada mediante a uma solicitação no meu INSS, o site do INSS.

Agendamento

Realizando acesso no site o agendamento pode ser feito para uma primeira perícia ou para um pedido de análise com uma possível prorrogação em jogo.
É necessário também, que você tenha todos os documentos necessários que comprovem a necessidade da prorrogação, mesmo que o médico analise e tome suas próprias conclusões.

Resultado da perícia do INSS - Reprodução AdobeStock
Resultado da perícia do INSS – Reprodução AdobeStock

Mas, afinal, qual o prazo da resposta?

Os prazos costumavam ser inicialmente de 45 dias, porém devido a inúmeros atrasos desde a época que iniciou a pandemia da COVID-19 e suas restrições, em 2019 ele aumentou para 90 dias.
No entanto, a resposta deve ser dada através de um retorno até às 21h todo dia que foi feita a perícia.
Infelizmente pode não ser cumprido o prazo do retorno e caso isso aconteça é necessário entrar em contato com uma central de atendimento, a qual dispõe do número 135 para maiores informações.
Assim, ao ligar para esse número é possível solicitar uma resposta, desde que a pessoa faça um cadastro para resolução pós perícia. Isso não demanda muito tempo e é possível fazer o procedimento todo em poucos minutos.
O contato que você fizer pelo telefone é possível acompanhar através do site, lá você encontra mais informações sobre o acompanhamento da sua solicitação.
Cabe uma medida judicial em caso de negativa, sendo assim, no caso além da perícia demorar a sair ainda haja uma resposta que não esteja de acordo com a sua realidade e possa prejudicar o recebimento no seu benefício, procure um advogado de confiança e que tenha propriedade no assunto para auxiliar com todas as informações necessárias.
Com essa excelente ajuda e todas as dúvidas esclarecidas sobre o que fazer quando demora a sair o resultado na perícia do INSS, não deixe de verificar se o seu direito está sendo infringido ou não. Caso esteja, veja quais são as medidas possíveis para solucionar o seu problema.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.