O que é microagulhamento e quando ele é indicado

Entenda tudo sobre microagulhamento, como fazer em casa e quando é indicado

0

Microagulhamento é um procedimento estético que se realiza em clínicas especializadas e sua principal função é remover marcas deixadas pelas acnes no rosto das pessoas, além de eliminar rugas e estrias, reduzir a flacidez da pele e prevenir a queda capilar. Essa técnica utiliza micro-agulhas, como o nome deixa claro, que provoca lesões na pele e promovem a formação de fibras de colágeno dando mais firmeza para o tecido.

Esse tratamento estético é feito com um Dermaroller ou com um Dermapen, aparelhos manuais que possuem as microagulhas usadas no procedimento. O contato delas pode causar uma sensação desconfortável, portanto, o especialista usará uma pomada com substâncias anestésicas para a pele durante o tratamento.

O procedimento, como foi dito acima, deve realizar por um profissional em uma clínica de estética com especialidade ou em qualquer ambiente que esteja devidamente limpo. O profissional é essencial porque é necessário conhecer o procedimento com detalhes para evitar infecções ou até mesmo provocar novas cicatrizes ao invés de sumir as que desejamos. Veja mais abaixo nesse post do Brasil 123 sobre o que é microagulhamento e quando ele é indicado:

Quando o microagulhamento é indicado

quando o microagulhamento é indicado - reprodução unsplash
quando o microagulhamento é indicado – reprodução unsplash

Os aparelhos que mencionamos acima que tem uso para o procedimento de microagulhamento possuem agulhas diminutas, sendo que elas medem entre 0,3 e 2,5 mm. Por não serem tão profundas, elas reduzem as chances de infecção. Por causa disso, o tratamento tem indicação para os seguintes cuidados:

  • Eliminação de cicatrizes deixadas pela acne;
  • Redução dos poros dilatados no rosto;
  • Combate às rugas;
  • Rejuvenescimento da pele;
  • Redução das linhas e marcas de expressão ao redor dos olhos;
  • Clareamento de manchas na pele.

Ademais, um dermatologista pode indicar o microagulhamento para seus pacientes para tratar a alopecia, uma doença caracterizada pela queda repentina de cabelos em qualquer parte do corpo.

Para eliminar estrias vermelhas ou cicatrizes muito marcadas, o profissional utiliza agulhas maiores que tenham até 2,5 mm de comprimento, mas esse é o limite. Afinal, agulhas maiores do que 3 mm só podem ser uteis pelo dermatologista, visto que elas podem proporcionar maiores riscos de infecção.

Como fazer microagulhamento

Como foi dito, o microagulhamento deve ser feito em clínicas de estética para que você obtenha um bom resultado. Mas esse procedimento pode ser feito em casa também, caso queira.

Sendo assim, para fazer microagulhamento em casa, lave bem a pele com água e sabão neutro e aplique uma camada densa de pomada anestésica no local. Além disso a substância que usa para anestesiar a pele é a Lidocaína, então, passe na região e deixe fazer efeito em até 40 minutos.

Ademais, quando notar que a pele perdeu a sensibilidade faça a limpeza da pomada com algodão e soro fisiológico. Logo após, passe o rolo de microagulhas sobre todo o rosto 5 vezes em sentido horizontal e 5 vezes em sentido vertical.

Depois de passar por toda a face, limpe o rosto com algodão e água e aplique um produto adequado para pele rejuvenescer como ácido hialurônico para finalizar o microagulhamento em casa.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.