O que é educação financeira e porque ela é tão importante?

Veja o que fazer para ter educação financeira

0

O termo educação financeira está sendo muito usado atualmente. Mas, o que é educação financeira? Será que eu sou educado financeiramente? Por que ela é tão importante? Por isso que hoje, nós pretendemos responder a essas perguntas e tirar as suas dúvidas.

Qual será o curso que faço sobre educação financeira? Será que na internet tem alguma palestra sobre o assunto?

Leia até o final! Suas dúvidas serão respondidas aqui no Brasil 123!

O que é Educação Financeira?

A educação financeira é um conjunto de atitudes que tem a intenção de trazer maior qualidade de vida para a pessoa, ensinando como fazer um planejamento financeiro adequado e trazer maior tranquilidade.

Ela tem muito a ver com a relação em que as pessoas estabelecem com o seu dinheiro. Assim, você controla o seu dinheiro ou é ele que te controla?

Esta relação é que define sua educação financeira. Dessa forma, uma pessoa educada financeiramente consegue viver dentro do seu salário, estabelecendo prioridades, prevendo imprevistos, e organizando seus gastos.

Por que a Educação Financeira é tão importante?

"como

 

Você pode ganhar pouco, ganhar bastante, mas se não tiver educação financeira, independente do seu salário, você sempre irá terminar o mês no vermelho. Como diz o ditado: “O salário termina, mas o mês não!!”

Portanto, a importância da educação financeira está justamente em organizar a sua vida financeira de forma que você consiga a tão sonhada independência financeira.

Para isso, é necessário que você avalie a necessidade dos seus gastos além de organizar a sua vida financeira a tal ponto que você consiga inclusive ter uma reserva de dinheiro para emergências.

Quais são os principais conceitos da Educação Financeira que preciso aplicar no meu dia a dia?

Você precisa usar em seu dia a dia para ser educado, os seguintes conceitos:

Orçamento financeiro

O orçamento financeiro envolve a anotação dos ganhos recebidos no mês, juntamente com os gastos do mês. Além disso, você precisa analisar quanto você vai guardar para reserva de emergência durante aquele mês, ou seja, seus investimentos.

Poupança

Neste caso a poupança significa: economia, porque poupar é necessário. Assim, poupança significa o valor que você vai deixar de gastar hoje, para ter como reserva para o futuro.

Juros

É aquilo que devemos evitar na compra de qualquer produto. Dessa maneira, procure evitar juros de cartão de crédito pagando a fatura em dia, pague as suas contas em dia e evite o pagamento de juros.

Outra concepção de juros, é o que você pode receber a partir da realização de investimentos.

No caso dos juros, o ideal para sua educação financeira, é você constatar que você pode receber juros com aplicações, e a partir daí, se convencer que economizar para aplicar é uma boa atitude.

Dívidas

Devem ser evitadas a qualquer custo, pois elas sempre impactam nos orçamentos financeiros. Mas, é claro, se ela for necessária, opte por aquele que você pague menos juros e possui tempo reduzido.

Então, agora que você já sabe o que é essa educação e porque ela é tão importante na sua vida, siga nossos conceitos em seu dia a dia, e atinja os seus ideais.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.