O que é a diabetes tipo 1 e como tratar

Veja agora o que é a diabetes tipo 1 e confira o tratamento adequado

0

A diabetes é uma doença que acomete um número expressivo de pessoas em todo o mundo. A forma de tratamento dessa doença pode ser bastante incômoda e privativa. Mas existem mais de um tipo de diabetes. Descubra neste post do Brasil 123, o que é a diabetes tipo 1 e como tratar.

O que é a diabetes tipo 1?

O diabetes mellitus ocorre quando há alguma deficiência na produção ou absorção de insulina. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, ela possui a função de quebrar a glicose a fim de disponibilizar a energia necessária para o funcionamento do organismo.

Sendo assim, quando o indivíduo está com diabetes tipo 1, significa que seu pâncreas não está produzindo ou produz uma quantidade ínfima de insulina. Assim, os níveis de glicose presentes na corrente sanguínea ficam desregulados, uma vez que não há insulina para realizar a síntese dessa glicose.

Quando não há insulina, a glicose não é disponibilizada para as células. Assim, elas não obtêm a energia necessária para realizar suas funções. Por consequência, os níveis de glicose no sangue ficam muito altos, acarretando vários sintomas, como: boca seca, sede excessiva e constante vontade de urinar.

O que causa diabetes tipo 1?

Geralmente, a diabetes tipo 1 está associada a questões genéticas e autoimunes. Quando o problema está relacionado a fatores autoimunes, as células do próprio corpo combatem as células do pâncreas que realizam a produção de insulina.
Sendo assim, o diabetes tipo 1 costuma aparecer na infância ou na adolescência, não estando relacionado aos hábitos alimentares ou estilo de vida do indivíduo.

Sintomas da doença

As pessoas que apresentam diabetes tipo 1 costumam apresentar sintomas, como: fadiga e muito cansaço, sonolência, perda de peso, muita fome e sede, micção frequente, comprometimento da visão, xerostomia, dificuldade de cicatrização, formigamento em penas e pés.

Para obter o diagnóstico dessa doença é preciso medir os níveis de glicose que estão na corrente sanguínea, mas quando a pessoa está ainda em jejum. Caso os valores sejam superiores a 126mg/dl, o paciente já pode ser considerado um diabético.

Esse diagnóstico é feito ainda na infância, e o tratamento com insulina começa de forma imediata para evitar possíveis complicações. Contudo, o profissional responsável por realizar a prescrição da insulina é o endocrinologista ou o pediatra, e a pessoa também deve adequar alguns hábitos em seu estilo de vida.

O profissional responsável por realizar a prescrição da insulina é o endocrinologista ou o pediatra - Reprodução AdobeStock
O profissional responsável por realizar a prescrição da insulina é o endocrinologista ou o pediatra – Reprodução AdobeStock

Como tratar?

Para realizar o tratamento do diabetes tipo 1 é necessário fazer uso da insulina e demais medicamentos que auxiliam na regulação dos níveis de glicose na corrente sanguínea.
Além disso, é necessário realizar uma adaptação na dieta e realizar atividades físicas de forma regular diariamente. Assim, a diabetes do tipo 1 é controlada e são evitadas as complicações advindas da doença.

Vale destacar ainda que a diabetes tipo 1 não tem cura. Portanto, é necessário realizar todo o tratamento da forma correta para que se tenha o máximo de qualidade de vida possível, apesar de ter de tomar insulina pelo resto da vida.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.