Amanhã, 1º de junho de 2022, começa a ser emitido o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As mudanças foram regulamentadas na Resolução nº 886, em 13 de dezembro de 2021, sob autorização do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O novo modelo de CNH não obriga a necessidade de troca imediata do documento. A emissão acontecerá de forma gradual, conforme a necessidade de renovação do documento, a emissão de segunda via ou no caso de primeira habilitação após a data de adesão ao novo modelo.
Além disso, o documento poderá ser expedido de forma física e/ou digital que, segundo a resolução, fica a critério do condutor a escolha.
O novo modelo de CNH trará elementos gráficos com a finalidade de dificultar a falsificação e fraude do documento. Além disso, no novo documento será possível usar o nome social e a filiação afetiva do condutor.
O novo modelo de CNH conta com as cores predominantes verde e amarelo. Também trará uma tabela, identificando quais os tipos de veículos que o condutor é apto a conduzir.
Na primeira coluna dessa tabela virá descrita a categoria da CNH juntamente com a imagem do veículo que é permitido. Nas demais colunas, é indicado se o portador do documento está habilitado para conduzir aquele tipo de veículo descrito. Também inclui as informações sobre o exercício de atividade remunerada do condutor e as possíveis restrições médicas a ele pertencentes.
A nova CNH mantém o uso do QR Code na parte interna do documento, que já está disponível desde o ano de 2017. Esse código permite o acesso às informações do documento, incluindo a foto do condutor. Apenas não contém a assinatura do mesmo.
Veja abaixo a imagem representativa do novo modelo:
Representação da frente e verso do novo modelo de CNH. Fonte: Reprodução ContranUm grande diferencial no novo modelo é a introdução de um código internacional no documento, que é utilizado em passaportes, permitindo ao condutor habilitado o embarque em terminais de autoatendimento em todos os aeroportos brasileiros.
Além disso, outra novidade é a troca da palavra “permissão”, aos motoristas dessa classificação, pela letra “P”, apenas. E no caso do documento ser de posse definitiva, virá a letra “D” para classificar a indicação.
Desta forma, confira na imagem a seguir, os detalhes inseridos no novo modelo de CNH:
Detalhes inclusos no novo modelo de CNH. Fonte: Resolução nº 886
Veja também: Restituição do Imposto de Renda terá ajuste de 1%
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…