Mitos e verdades sobre alergias, confira

0

Qualquer pessoa pode desenvolver alergias durante a vida? Ser alérgico a algum alimento é frescura? Antialérgicos dão sono? É possível diferenciar rinite alérgica de resfriados? Essas são apenas algumas dúvidas quando o assunto são alergias. Veja abaixo quais são mito e quais são verdade!

As alergias podem ser vistas como uma condição moderna, mas esse é o primeiro mito da lista. Elas sempre existiram, mas antigamente as pessoas não encaravam como um problema, mas sim como uma frescura.

Atualmente, no Brasil, as alergias alimentares, por exemplo, atingem cerca de 8% da população infantil e 5% da população adulta.

Mitos e verdades sobre alergias

  • Qualquer pessoa pode desenvolver alergias durante a vida.

VERDADE. Para uma pessoa ser alérgica a determinado alimento ou produto ela não precisa ter nascido com a alergia, visto que pode se desenvolver ao longo da vida. Os alimentos que mais causam reações alérgicas são leite, ovos, amendoim, peixes e trigo.

  • Ser alérgico a algum alimento é frescura.

MITO. As alergias, seja as alimentares quanto as respiratórias ou demais tipos, acontecem quando o sistema imunológico reage de forma diferente e anormal a uma substância. Nos casos mais graves ela pode levar a morte e nos casos mais leva causa certos desconfortos, como excesso de gases e diarreia.

  • Antialérgicos dão sono.

PARCIALMENTE VERDADE. Alguns antialérgicos dão sono sim e podem comprometer a capacidade concentração para realizar tarefas diárias. Contudo, já existem opções que não dão sono.

  • É possível diferenciar rinite alérgica de resfriados.

VERDADE. Assim como a rinite os resfriados podem causar espirros e nariz entupido. Mas, apesar de alguns sintomas serem parecidos, os resfriados e gripes podem acarretar febre e dores no corpo.  Já, no quadro de rinite, acontece aquela coceira no nariz, que não é comum na gripe.

  • Alergias são hereditárias.

VERDADE. Se seus pais ou irmãos tiverem, você terá mais chances de desenvolver também, mas não quer dizer que vai ter. O fato aumenta suas chances.

Leia também:
Veja os principais sintomas de um câncer de laringe
Salpicão light: confira receita leve e deliciosa para as refeições principais

Para mais dicas de saúde e bem-estar curta nossa página do Facebook e acompanhe diariamente o site do Brasil 123.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.