Mídias físicas: saiba como cuidar bem das suas

Se você possui CD's ou outras mídias físicas, saiba como preservá-las!

0

O colecionismo é algo inerente ao ser humano, basta buscar na memória para perceber isso.  As coleções de tampinhas, figurinhas, jogos de tabuleiro, jogos de vídeo game e tantas outras, chamam a atenção desde que éramos crianças. Dessa forma, os mais diversos tipos de coleções possuem adeptos em todo o mundo, inclusive de mídias físicas.

Dicas infalíveis para fazer a maquiagem durar mais

Mas poucas coleções são tão prazerosas quanto a de música em mídia física. Mesmo com o advento dos serviços de “streaming”, as coleções de mídias físicas têm seus encantos. A questão é como manter nossos discos (LPs e CDs) em bom estado com o passar dos anos? Continue lendo esse artigo e você terá dicas fundamentais para manter suas mídias físicas funcionais por muitos anos!

Conserve a embalagem!

Os portas-CD’s se tornaram febre no começo dos anos 2000, parecendo uma boa alternativa para manter seus discos organizados e ocupando pouco espaço. Entretanto, nada é mais seguro que a embalagem oficial da mídia física. Ela foi projetada para manter seu produto a salvo de poeiras e arranhões. Assim, a duração dos seus discos já será maior.

Porém, nem tudo que veio com sua mídia física deve ser mantido. Os plásticos que são mandados juntos com os vinis devem ser retirados. O motivo para isso é que eles diminuem de tamanho com o tempo. Essa diminuição de tamanho acaba deformando seu vinil, tornando-o inutilizável.

Armazene de forma adequada

A embalagem já garante uma boa proteção para suas mídias físicas. Todavia, somente ela não é suficiente para prolongar a vida da sua coleção.

É muito importante manter suas mídias físicas longe de umidade e poeira. Esses dois são os grandes vilões em relações aos CD’s e LP’s. Dessa forma, o local no qual eles ficam guardados precisa ser um abrigo contra esses dois elementos. Além disso, suas mídias precisam ser mantidas em temperatura ambiente.

Essa dica é extremamente valiosa, especialmente, se você vive em um país quente e úmido, como o Brasil.

Tapioca ajuda emagrecer? Confira alimentos e trocas saudáveis na dieta

Mantenha bons hábitos ao manusear suas mídias físicas

Alguns cuidados devem ser tomados toda vez que você for manusear suas mídias físicas. Em relação aos CD’s, evite tocar na região de leitura (lado brilhante) do disco. Essa região é muito sensível e o toque pode causar riscos e outros danos. Esses podem até mesmo impedir a reprodução das músicas.

Entretanto, se o disco possuir alguma sujeira visível, você pode usar um pano macio para limpá-lo. Lembrando de fazer isso do modo mais delicado possível.

Uma última dica, porém, não menos importante, é lavar as mãos. Manusear suas mídias físicas com as mãos sujas pode, consequentemente, sujar seus CD’s e LP’s, o que causa danos, com o tempo. Todavia, o motivo para lavar as mãos não é só esse. Nossas mãos possuem óleos naturais, que estão sempre presentes, mesmo quando não sentimos. Entretanto, esse óleo é suficiente para engordurar suas mídias físicas e impossibilitar a reprodução delas.

Por fim, agora que você já sabe cuidar melhor da sua coleção de CD’s e LP’s, é só deixar o som rolar e curtir aquela sensação única que uma boa música nos traz!

O que é a tosse alérgica e como tratar

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.