Meu INSS: Plataforma possui diversos serviços para facilitar a vida do cidadão

Os usuários podem ter acesso aos serviços tanto pelo site quanto pelo aplicativo do Meu INSS. Saiba quais são e as novidades

0

A plataforma Meu INSS foi criada para facilitar e agilizar o cidadão na hora de consultar ou solicitar algum serviço do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela foi criada com o intuito de reduzir as filas nas agências do INSS e promover a acessibilidade aos trabalhadores e segurados.

Aposentados, pensionistas e qualquer trabalhador pode utilizá-la para consulta em qualquer lugar do mundo por meio do aplicativo Meu INSS – para Android e iOS – ou pelo site meu.inss.gov.br.

Serviços disponíveis na plataforma Meu INSS

Para ser mais direto, a plataforma conta com mais de 90 serviços para o cidadão. De acordo com o blog Meu Tudo, o acesso à plataforma ganhou forças durante a pandemia da Covid-19, onde as agências do INSS ficaram fechadas por um tempo e quando retornaram o funcionamento, devido às medidas de segurança, os atendimentos foram reduzidos.

Com isso, podemos dizer que foi uma forma bem sucedida criada pelo governo para facilitar a vida do cidadão que, além de solicitar serviços, pode acompanhar o seu requerimento.

Veja os principais serviços do Meu INSS, informados pelo portal do Governo do Brasil:

  • Aposentadoria por Idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Salário maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Agendar prova de vida;
  • Recurso e revisão; entre outros.

Novos serviços implantados no Meu INSS

Recentemente a plataforma Meu INSS conta com mais três serviços: consulta de contrato de empréstimo, emissão de certificado da pessoa com deficiência (PcD) e cursos à distância da Escola Virtual, do Programa de Educação Previdenciária.

Veja a seguir sobre cada uma dessas novidades.

Consulta de contrato de empréstimo

Este serviço traz ao cidadão mais facilidade e segurança para controlar os seus contratos de empréstimos.

No momento a função está disponível para os contratos iniciados a partir de 1º de outubro de 2021, ativos ou suspensos, dos bancos C6, BMG, PAN e Agibank.

Para realizar a consulta, basta acessar o aplicativo ou site do Meu INSS, entrar na opção “extrato de empréstimo” e selecionar o empréstimo que deseja consultar.

Certificado da pessoa com deficiência

No momento o certificado está disponível apenas para os segurados que recebem o benefício assistencial ou a aposentadoria da pessoa com deficiência.

Para obter o certificado, basta acessar a plataforma, ir no “menu de serviços”, entrar na opção “extratos”, depois em “certidões” e por último “Declarações e Certificado da Pessoa com Deficiência”. Então, basta clicar em “Baixar PDF”.

Cursos à distância

A Escola Virtual do Programa de Educação Previdenciária permite ao cidadão ter acesso a cursos sobre os benefícios e serviços da Previdência Social.

Os conteúdos são em vídeos, podcasts, glossário previdenciário além de poder assistir a palestras on-line.

Para acessar, basta entrar neste link da Escola Virtual.

 

Veja também: Pensão por morte: Saiba como solicitar

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.