Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República, se encontrará com Joe Biden, chefe do Executivo dos Estados Unidos, no próximo mês. De acordo com informações do Palácio do Planalto, o petista viajará no dia 10 de fevereiro para os Estados Unidos, onde se encontrará com o presidente norte-americano na Casa Branca, em Washington.
Governo pagou mais de R$ 215 mil em hospedagem para Lula em hotel de Brasília
A ida aos Estados Unidos marcará a terceira visita do petista a um país parceiro desde a posse, no dia primeiro de janeiro. Isso porque, antes da viagem, Lula já terá ido à Argentina e Uruguai. A viagem ao primeiro país acontece na próxima semana, quando Lula participará da cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Na mesma viagem, ele passará pelo Uruguai.
Na semana passada, Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, revelou que o Brasil terá relações de equilíbrio com grandes “players globais”, tais como Estados Unidos e China. Nesta quinta-feira (19), o canal “Globo News” revelou que interlocutores do governo dos Estados Unidos acreditam que o Brasil, com Lula, assumirá um papel de protagonismo e de força ativa no cenário internacional.
Ainda conforme o canal, o realinhamento nas relações internacionais tem sido um tema tido como fundamental por integrantes do novo governo. Em dezembro, após Lula ter vencido as eleições, a Casa Branca enviou ao Brasil uma delegação com o intuito de acenar com um convite de Joe Biden para que Lula fosse “assim que possível” a Washington.
Esse convite também foi reforçado recentemente durante uma ligação entre o ministro das Relações Exteriores e o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, representante de Joe Biden, que chegou a ligar para Lula após os atos golpistas em Brasília. Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos reforçou apoio à democracia brasileira.
Leia também: Punições para militares e PMs poderão ser maiores se comprovado envolvimento ou omissão em atos terroristas; entenda