Eleito presidente da República pela terceira vez, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou sua conta no Twitter, nesta segunda-feira (07), para perguntar o que as pessoas pensam sobre uma eventual volta do horário de verão, extinto durante a gestão do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).
Cúpula de Lula quer barrar indicações de Bolsonaro ao Judiciário
Na postagem, Lula convidou seus seguidores para que eles respondam o que “acham da volta do horário de verão”. “Governo que consulta a população”, escreveu o presidente na postagem, que não tem nenhum valor oficial e traz as opções “sim” ou “não”. Até as 19h15, a publicação havia cerca de 480 mil votações, sendo maior parte a favor da volta.
Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?
— Lula (@LulaOficial) November 7, 2022
De acordo com uma decisão do governo de Bolsonaro, o horário de verão foi extinto porque estudos que analisaram a economia de energia no período e a maneira em como o relógio biológico da população é afetado. Na ocasião, o chefe do Executivo afirmou que o encerramento era um “justo anseio da população brasileira”.
“As conclusões foram coincidentes: questão de economia, o horário de pico era mais para 15h, então não tinha mais a razão de ser da permanência do horário, não economizava mais energia; e na área de saúde, mesmo sendo uma hora apenas, mexia com o relógio biológico das pessoas”, disse na ocasião, completando que mais de 70% da população era favorável à revogação.
O horário de verão surgiu no Brasil na década de 1930 e, neste período, foi revogado, mas acabou voltando a ser válido. Tradicionalmente, a mudança dura de outubro e fevereiro e faz com que parte dos estados brasileiros adiantasse o relógio em uma hora. A ideia da prática é evitar a concentração do consumo de energia no horário de pico nos meses em que é registrada temperaturas mais elevadas no país.
Leia também: Transição do governo Lula deve contar com empresários e representantes do agronegócio