Gleisi Hoffmann, presidente do PT, afirmou que Lula quer anunciar nesta sexta-feira (09) “alguns ministros”. Apesar de Hoffmann não entrar em detalhes sobre as pastas, José Múcio e Fernando Haddad, são os nomes mais cotados pelo presidente para a da Defesa e Fazenda, respectivamente.
Mais cedo, os assessores de Lula haviam agendado uma entrevista coletiva para sexta-feira, às 10h45, no Centro Cultural Banco do Brasil, sede da equipe de transição. A expectativa é que o anúncio seja feito durante a coletiva de imprensa.
Escolha dos ministros
De acordo com informações levantadas de dentro do círculo pessoal de Lula, Fernando Haddad será o ministro de Lula para a Fazenda. Importante destacar que, neste novo governo, a pasta será dividida em três ministérios, com Haddad assumindo a antiga Fazenda. Além disso, Aloizio Mercadante será o responsável pelo acompanhamento dos programas de governo, chefiando a Casa Civil da Presidência da República e realizando a articulação política necessária.
Importante destacar que Lula prometeu anunciar os primeiros nomes a partir do dia 12, após a diplomação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Contudo, é esperado que o faça amanhã (9).
Fala de Gleisi Hoffmann
Segundo Gleisi Hoffmann, o PT está formando uma comissão para discutir com Lula as questões dos nomes para o governo. “Obviamente que já tem nomes do PT indicados que ele cogitou. PT quer discutir cargos em várias áreas, em Estados”, alegou. “A questão de ministérios o presidente deve começar amanhã (sexta-feira) a divulgar. Ele acabou de me chamar lá para conversar no fim da tarde”, informou Hoffmann, que participa de reunião do Diretório Nacional do PT, em Brasília.
Segundo Gleisi , o PT pretende indicar, além de Haddad, o ministro da Casa Civil. “Acho que é até natural”, disse a jornalistas durante reunião do diretório nacional da sigla. “Além de ser do partido, tem que ser de muita confiança”. Nesta quinta-feira, Lula almoçou com Haddad e Flavio Dino. Mais cedo, Lula participou remotamente da reunião do Cadastro Nacional do PT. À tarde, ele se reuniu com integrantes dos partidos da Liga PV e Avante em seu hotel no centro de Brasília.