Instituto Butantan vai apresentar dados da eficácia da CoronaVac hoje

0

Juntamente com o Governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), e outros representantes do Governo, o Instituto Butantan vai anunciar, finalmente, nesta quinta-feira (07) os dados que comprovam o grau de eficácia da vacina CoronaVac.

De acordo com os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a taxa mínima de eficácia deve ser de 50%. Em resultados preliminares já divulgados anteriormente, o secretário da saúde de São Paulo disse que a CoronaVac não atingiu 90% de eficácia nos teste realizados. De acordo com os dados, pelo menos 170 voluntários foram contaminados durante a fase 3 no Brasil.

A expectativa é que até amanhã (sexta-feira) tanto o Instituto Butantan (imunizante CoronaVac) quanto a Fiocruz (imunizante da farmacêutica AstraZeneca com a Universidade de Oxford) entrem com pedido de uso emergencial junto a ANVISA.

Instituto Butantan

O Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac desenvolveu a vacina Coronavac. A vacina foi e ainda é alvo de muita polêmica, visto que o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Governador de São Paulo tem uma rixa política.

Apesar da polêmica, o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em entrevista na última quarta-feira, disse que a imunizante CoronaVac será incorporada ao calendário de vacinação nacional.

Segundo o Instituto Butantan, os dados que vão ser divulgados hoje são de testes clínicos da vacina realizados com 13 mil voluntários brasileiros. No final de dezembro tais dados foram enviados ao laboratório Sinovac, na China, para análise dos mesmos, pois eles precisavam ser comparados aos resultados de pesquisas realizadas em outros países. 

Plano de vacinação de São Paulo

De acordo com o Plano de Vacinação de São Paulo, na primeira fase devem ser vacinadas 9 milhões de pessoas. Para tanto, serão necessárias 18 milhões de doses da CoronaVac, visto que segundo o Instituto Butantan a imunização com a mesma deve ser feita em duas doses.

Leia também:
Imprensa entra com pedido de impeachment de ministro da Saúde
Plano de vacinação de São Paulo, veja detalhes

Acesse diariamente o site do Brasil 123 e curta a página do Facebook para acompanhar os detalhes da apresentação da eficácia da CoronaVac pelo Instituto Butantan e demais notícias sobre o início da vacinação no Brasil.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.